Conecta Cidade Universitária promove habilidades empreendedoras com estudantes
O projeto Conecta Cidade Universitária promoveu, dos dias 26 a 28 de agosto, atividades sobre empreendedorismo com jovens da rede de educação de Santa Maria, durante a programação da Feira do Livro. A programação contou com dinâmicas e palestras que buscaram incentivar o crescimento pessoal de cada participante. A iniciativa visa preparar os adolescentes para ambientes profissionais, sejam eles acadêmicos ou relacionados ao mercado de trabalho.
Para introduzir os conceitos de liderança, comunicação assertiva, adaptação e trabalho em equipe, os estudantes participaram de uma simulação do cotidiano profissional. Na atividade, um cliente fictício solicita um castelo com duas torres para os participantes. Porém, ao longo do projeto, novas demandas foram surgindo – como a inclusão de portas, bandeiras e lagos — exigindo que os grupos se adaptassem às mudanças, reorganizassem suas estratégias, lidassem com a limitação de materiais e mantivessem uma comunicação eficiente entre os membros.

Edição: Lívia Souza
A proposta tem como objetivo mostrar que, no ambiente de trabalho, é comum lidar com situações adversas e que, para resolvê-las, é necessário aplicar as habilidades profissionais. Independentemente da área de atuação ou do campo de conhecimento de cada aluno, o desenvolvimento dessas competências é essencial e contribui na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
As dinâmicas foram ministradas por Mauricio Medina, administrador na Coordenadoria de Educação Empreendedora da Proinova UFSM, para os estudantes da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial, do Colégio Estadual Tancredo Neves e da Escola Estadual Augusto Ruschi. O programa Conecta Cidade Universitária lida com a inserção de jovens em âmbitos profissionais, focando em um público diferente daquele em que as dinâmicas tradicionais costumam atender.
Para Medina, esta abordagem é interessante pois foca em um público estratégico, já que, quanto mais cedo se iniciar o diálogo sobre o desenvolvimento para se tornarem profissionais diferenciados, melhor:
“Portanto, trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e Médio é ideal, para que cheguem à universidade com uma visão clara de seus objetivos, o autoconhecimento aprofundado e preocupados em desenvolver habilidades empreendedoras” reflete.
O projeto é uma ação descentralizada da 52ª Feira do Livro de Santa Maria, promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) da UFSM e com o Sicredi.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.