Confira a programação completa desta sexta, dia 29 de agosto
Nesta sexta-feira, a Feira do Livro funciona das 13h30 às 19h30
9h – Oficina de quadrinhos para quem não desenha, com Nielson Zeni – na Biblioteca Henrique Bastide
14h30 – Espetáculo infantil – no Theatro Treze de Maio
Passageiros da Alegria
SINOPSE: Divo Minuano e Pirulicio Passo das Tropas, são dois Palhaços fracassados que pela falta de alegria, faliram o Circo Retalhos. Na busca pela alegria perdida, os dois embarcam como Passageiros em uma viagem cheia de aventuras, histórias não contadas e músicas não ensaiadas. Em Passageiros da Alegria, veremos dois Palhaços que nada fazem certo. Nenhuma história é boa, nenhuma música é boa, nenhuma gague funciona. Cansados do fracasso, os dois se unem ao público para reerguer o Circo Retalhos. Com ajuda das crianças do público, eles reiniciam suas atividades apresentando nos ônibus, Escolas, Instituições de Caridade e praças. Com todo esse movimento ambos recuperam sua alta estima e renconstroem o Circo Retalhos que vira um grande sucesso. Aí denominam o nome da dupla de “Passageiros da Alegria”.
Grupo: Cia. Retalhos de Teatro
Atores, autores e diretores: Helquer Paez e Julio Cesar Aranda
Classificação livre
19h – Livro Livre – no Theatro Trezede Maio
Noite do Patrono
O Patrono da 52ª Feira do Livro, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, apresenta ao público um momento poético musical com a interpretação das suas poesias, em paralelo com a apresentação de músicas premiadas em diferentes festivais.
Natural de Santiago do Boqueirão-RS, Athos Miralha construiu uma trajetória distinta entre a engenharia e a literatura. Engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea.
Autor prolífico, Miralha possui um vasto repertório literário, com obras que transitam entre crônicas, poesias, contos e romances. Dentre suas publicações, destacam-se: Os agachados – crônicas da Era Lula (2012), Contos de Chumbo (Chiado Editora, 2015), Tintos e Contos (Penalux, 2017), O Código Locatelli (romance – Penalux, 2018), Sofrendo em Paris (crônicas – Penalux, 2018), Contos de Prata (Penalux, 2020), O Zapzap das Flores (crônicas – Penalux, 2022) e Peleias (contos – Martins Livreiro, 2022)
Lançamentos de livros – na Praça Saldanha Marinho
16h
– Erradicação do Trabalho Infantil em Santa Maria/RS – Uma Abordagem do P.E.T.I. – Ebook – Nelson Morim de Medeiros
17h
– Anatomia de um poeta – Bárbara Freitas Moreira Reichert Fleig
– A Melancolia Presente no Estudo da Trans geracionalidade – Ana Cláudia Mariano da Rocha Mello Mattos
– Memorial das Cheias – Enchentes de 2024 – Lívia Petry Jahn
18h
– Você Não Está Sozinha: um manual de acolhimento, informação e empoderamento para mulheres em situação de violência – Deborá Cristina Thomaz Evangelista
– O Protagonismo das Mulheres no Feirão Colonial de Santa Maria – RS – Juliana Franchi da Silva
– Suárez 339 Dias no Brasil – Davi Lima de Oliveira
– Ecos do Silêncio: Navegando nos Labirintos do Diálago na Existência Moderna – Marcio Felipe Salles Medeiros
A 52° Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é da AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio: Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, SEDUFSM e APUSM. Patrocínio: CORSAN, Dickow Alimentos, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.