É Manso Mas Morde – A Música de Nico Nicolaiewsky eternizada por Arthur de Faria
Bom Fim, Porto Alegre, em algum momento da pandemia de Covid-19 (2020-2023). Um jornalista especializado em música fica sem computador para trabalhar. Para quebrar o galho, a filha de um amigo já falecido decide emprestar o equipamento que pertenceu ao pai.
Essa história bem poderia ser o começo de um livro. Poderia, se os envolvidos não fossem Arthur e Nelson. E o que sucedeu depois desse episódio virou espetáculo musical, apresentado no Theatro Treze de Maio, nesta terça-feira (26), na programação do Livro Livre.
Acervo valioso
Arthur é Arthur de Faria, músico, arranjador, pianista, pesquisador e escritor. E Nelson era Nico Nicolaiewsky (1957-2014), músico, compositor e humorista também conhecido como Maestro Pletskaya, personagem que interpretou durante 30 anos no espetáculo Tangos & Tragédias, um dos maiores fenômenos do teatro gaúcho, ao lado de Hique Gomez.

Quando Nina (Nicolaiewsky), emprestou o velho computador do pai a Arthur, ambos não imaginavam que, na memória interna do equipamento, Nico havia deixado dezenas de letras e canções não finalizadas, devido à morte precoce do artista, em fevereiro de 2014.
Ciente do que havia encontrado, Arthur de Faria organizou o material e decidiu produzir o show É Manso Mas Morde – A Música de Nico Nicolaiewsky.
Repertório de inéditas e hits
Dirigido pelo do próprio Arthur, o espetáculo estreou em 2024, com apresentações no festival Porto Verão Alegre em Porto Alegre e em outros palcos da cidade, sempre com ingressos esgotados. No mesmo ano, o show foi levado a Boa Vista (RR), em parceria do SESC/RS com o SESC/RR.

No Treze, o show teve direção do próprio Arthur (voz e piano), com participação de Miriã Farias (violino e coros) e Áurea Baptista (voz e coros). O repertório contou com 15 músicas, entre inéditas (Chopinhando) e hits conhecidos do grande público, como Só Cai Quem Voa ou Feito Um Picolé no Sol.
Ainda, o set list trouxe canções já apresentadas em shows, mas nunca gravadas, como Bela Baila e O Barco (do repertório do Musical Saracura, fundado por Nico Nicolaiewsky e um dos mais importantes grupos de música urbana do Rio Grande do Sul (final dos anos 1970 e início dos anos 1980).

Próxima atração do Livro Livre
Na quarta-feira (27) tem teatro no palco do Treze de Maio. Às 19h, acontece a apresentação de Bailei na Curva. Com direção de Julio Conte, a peça mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua, em abril de 1964.
Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade. Um golpe militar num país democrático da América Latina. A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude.
E implacável, graças às consequências de um Golpe Militar que vai refletir na vida adulta destes personagens. Em 2024, o espetáculo completa 41 anos em cartaz, sendo a peça mais longeva do teatro gaúcho. Produção: Kômicco Teatro de Repertório. Direção: Julio Conte. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos.
Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.