segunda-feira, setembro 1, 2025
Feira do Livro 2025

Em busca da Amazônia fala sobre preservação ambiental na Feira do Livro 

“Ficar sozinho não presta, bichos juntos são floresta!” O espetáculo Em busca da Amazônia convidou a criançada para viajar até a Amazônia com seus protagonistas, na tarde de quinta-feira, no Theatro Treze de Maio, como programação infantil da Feira do Livro.

Ao longo da peça, quatro amigos – um bugio, uma cadelinha, uma caturrita e um gato – contam sobre seus sonhos e suas personalidades: o bugio Gil, por exemplo, é um aventureiro que sonha em morar na floresta, longe da má educação e da falta de empatia da cidade. Em busca de um recomeço na selva, Gil e seus novos amigos Bela, Rita e Alpar, iniciam uma viagem com destino à Amazônia. No caminho, encontram a sucuri Su e a capivara Nara – ela conta ao grupo de animais que até mesmo a floresta sofreu mudanças por causa do ser humano. 

Por meio de rimas e canções, a montagem aborda a necessidade de cuidar do meio ambiente e dos animais, respeitando locais como florestas e rios. As máscaras, os fantoches e outros objetos cenográficos são recursos criativos que auxiliam a narração dos artistas. Assim, o público infantil entrou na atmosfera e trabalhou em conjunto dos personagens na busca por soluções para os problemas enfrentados na jornada. 

A peça é produzida pelo Grupo Contra-Regras e conta com direção de Miriam Benigna. O elenco é composto por Fernanda Florence, Lufe Duarte, Natália de Souza e Pedro Diana. O espetáculo inclui elementos interativos para que as crianças se divirtam nesse processo, com brincadeiras, jogos e músicas. 

“As músicas são todas autorais e o processo de criação da peça musical foi colaborativo com Lufe Duarte. Pedro e eu criamos as letras a partir dos personagens: a cachorra, o gato, a caturrita e o bugio, animais domésticos comuns. Construímos a narrativa deles por meio de músicas que contam a história de forma singela, para que o público se envolva com os personagens”, explica a atriz Natália de Souza. 

O Grupo Contra-Regras trabalha com teatro, intervenções artísticas e oficinas, e tem experiência de trabalho artístico para o público infantil. É possível acompanhar o perfil @grupocontraregras no Instagram para saber mais sobre as próximas apresentações. 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.