Espetáculo apresentado na Feira do Livro ensina teoria musical com instrumentos reciclados
Os estudantes da rede municipal de ensino de Santa Maria visitaram o Theatro Treze de Maio, na tarde de segunda-feira (25), para assistir o espetáculo Suzinho e sua banda de um homem só. Na apresentação, o personagem Car Tchê conta as descobertas musicais de Suzinho, um grande pesquisador/cientista dos sons.

Conforme Suzinho viajava com a kombi Ponki, ele encontrava diferentes objetos que emitiam sons únicos e juntos formavam música. Então, Car Tchê demonstra ao público como Suzinho montou um kit instrumental de materiais alternativos ou reciclados – cada história contada acrescentava um dos instrumentos.
O espetáculo aproveita a interação com as crianças para explorar diferentes “barulhos”, como o som da chuva, dos animais e das campainhas. Também convida o público a participar, batendo palmas, assoviando e utilizando diferentes sons vocais para acompanhar Car Tchê em famosas músicas infantis, entre elas Superfantástico, Fazendinha e Cai, Cai, Balão. O momento se transforma em um grande musical educativo que ao final carrega os presentes para o hall do teatro.
A montagem é realizada pelo Núcleo Repercussão Produções Artísticas e o elenco é composto por Sandro Cartier – percussionista e educador musical. O artista trabalha promovendo a educação musical há mais de 30 anos, levando conhecimento e diferentes instrumentos até as salas de aula de escolas periféricas e aos teatros. Independente da futura formação das crianças, Cartier acredita que é importante compreender a música na sua plenitude.
“A musicalidade precisa ser desenvolvida em todos os momentos da vida do ser humano e é justamente isso que a gente tenta trazer através das brincadeiras musicais – trazer os conceitos da música de uma maneira lúdica” comenta o músico.
As crianças se animaram ao ver a banda de um homem só ser aos poucos construída e receberam alguns Kazoos – instrumento modulador de voz feito com garrafa pet. Para acompanhar mais Suzinho e Car Tchê, o site Sandro Cartier contém informações adicionais sobre o trabalho do artista e de seus diferentes projetos.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.