Lendas latinas encantam a criançada no palco da Feira do Livro desta terça
Você já ouviu uma boa história de pescador, daquelas que fazem a imaginação ir longe? Os personagens Zoé e Josias, do espetáculo Memórias de Céu e Terra, narraram contos antigos, na tarde de terça-feira (26), para o público no Theatro Treze de Maio. O espetáculo é ambientado na beira do rio, enquanto os pescadores relembram as lendas que escutaram dos seus antepassados de tempos imemoriais.

Durante a pescaria, Zoé e Josias brincam com histórias relacionadas à criação dos animais, dos humanos e das estrelas. Os povos originários, tais como Caiapós e Zapotecas, repassavam de geração em geração narrativas da cosmologia latina e local. A contação segue o fluxo do rio pelas lendas da onça que sabia fazer fogo, pela tartaruga que queria voar, pelo morcego que cansou de ser feio e pelos diversos sóis que o nosso mundo já teve.
O elenco, composto por Karina Maia Dick e Zezé Vivian, interpreta personagens carismáticos, mas além disso, animais com corporeidades únicas. Na contação, o uso de recursos vocais diferenciam os vários personagens que participam das histórias dos dois jovens. Eles interagem com o público por meio da música e da pescaria – cada estudante recebeu um “peixinho” de papel para ajudar os personagens a pescar.
A montagem é produzida pela Atreva-se Companhia de Teatro e se baseia em trechos do livro Memórias do Fogo do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que contam as origens míticas dos povos da américa latina. O texto explora novas narrativas para a criação do mundo, fugindo do que é ensinado para as crianças normalmente.
“A intenção era explorar o nosso folclore, mas buscando algo que fosse além do convencional, que permitisse ampliar a perspectiva e oferecer uma nova visão sobre o processo criativo” – reflete Zezé Vivian sobre a criação do espetáculo.
Memórias de Céu e Terra também será apresentado em escolas nas regiões periféricas da cidade. É possível acompanhar esse e outros trabalhos da Atreva-se Companhia de Teatro pelo perfil @atrevaseciadeteatro no Instagram.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.