Música e natureza se unem no espetáculo Jardim de Luz da Feira do Livro
Na tarde de domingo (31), a programação infantil da Feira do Livro trouxe para o Theatro Treze de Maio o espetáculo Jardim de Luz. A história, narrada por Daniela Varotto e Luise Scherer, acompanha a Tecelã da Natureza na jornada de preservação do meio ambiente e da Bola Dourada – localizada no topo da colina.
Na narrativa, a tecelã usava seu tear para produzir o pano da natureza, por meio de flores, ervas e plantas. Dessa forma, ela mantinha a Bola Dourada brilhante e polida para que irradiasse luz no jardim e na cidade. Com a chegada do Rei Não-se-importa e a destruição do meio-ambiente, a tecelã não conseguiu mais tecer e a Bola Dourada se tornou uma bola cinza e opaca. Muito tempo depois, com o falecimento do rei, a tecelã recebeu ajuda das crianças da cidade para plantar o antigo jardim e revigorar a bola do topo da colina.
Logo no início, o espetáculo demonstra o ritmo da contação de histórias: leve, calmo e pensativo. Por meio da música – voz e violão por Renata Schüler – e da narração, as crianças acompanham a tecelã em seu trabalho, produzindo uma árvore cenográfica de macramê. A história Jardim de Luz faz parte do livro Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores, de autoria de Susan Perrow.
“Contar uma história e trazer um momento de presença, um momento de silenciar e escutar, que é tão diferente do ritmo do que as crianças assistem na TV ou no celular. Teatro é presença, é contato, é olho no olho, então, é uma escolha estética” – comenta Luise Scherer.
A atriz Daniela Varotto complementa que a própria história reflete sobre o tempo das coisas – o tempo de semear, o tempo crescer e o tempo de esperar a solução dos problemas. Dessa forma, o público é instigado a considerar algo simples em fundamental para o funcionamento da vida, individual e coletiva.
Produzido pela Cia Teatro de Bolso, o espetáculo une as músicas autorais da musicista Renata Schüler com a curadoria atenciosa de figurinos e cenografia das atrizes Daniela Varotto e Luise Scherer. A união das três artistas transforma a história em uma peça poética de temática relevante e atual para as crianças.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.