Obra infantil escrita por Erico Verissimo é protagonista no estande da APUSM
A Estação Erico Verissimo da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM homenageia a obra infantil As Aventuras do Avião Vermelho, escrita por Erico Verissimo e publicada em 1936. Porém, as referências não param na escolha do nome do estande ou na decoração: ao longo da Feira do Livro as artistas Luiza de Rossi e Juliet Castaldello contarão as aventuras do protagonista Fernando para as crianças e levarão a imaginação delas até a lua, a China, a África e muitos outros lugares.

Nesta obra clássica, Fernandinho ganha um livro de presente e se encanta pelos contos, em especial pelas aventuras do Capitão Tormenta no avião vermelho. Contagiado pelo valente personagem, Fernando pede a seu pai para ser aviador. Quando o menino ganha um aviãozinho vermelho, ele utiliza a criatividade e decola em busca de novas histórias com seus amigos, um ursinho ruivo e um boneco de chocolate, enfrentando relâmpagos, ventanias e muito mais.
Crianças de diferentes idades visitaram o local nas tarde de sexta (22) e sábado (23), para escutar as peripécias de Fernando e ficaram fascinadas com cada novo mundo que conheciam. A atriz Juliet Castaldello comenta sobre o fator imaginativo que o livro proporciona:
“A história do livro mostra como a leitura tem esse poder de aguçar os nossos sentidos e nos levar para outras realidades. Então, nós lemos o livro e adaptamos, pensando principalmente nas coisas mais divertidas e que trouxessem mais imagens às crianças.”
A contação de histórias busca, assim como a literatura, instigar a imaginação do público infantil. Por isso, elementos cênicos e técnicas vocais são utilizadas para ajudar na imersão literária dos ouvintes.
Para a atriz Luiza de Rossi, a narração utiliza de processos teatrais, mas se difere no resultado final, já que foca no uso da palavra – “na narração, está tudo em torno de ti, pegar um objeto, fazer a voz do personagem, mas não necessariamente criar uma corporeidade pra ele.” As contações de histórias são abertas ao público e ocorrem em diferentes dias ao longo da Feira do Livro. Confira os horários e as datas no Instagram da APUSM @apusm_.
Em seu primeiro ano como participante da feira, o estande da APUSM aproveita o tema da Feira do Livro – os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo – e foca na literatura infantil do autor, para então criar uma relação com “As Aventuras do Avião Vermelho”. Simulando o quarto de Fernando, o local está organizado com almofadas, brinquedos e malas, sendo uma estação para o avião dele pousar. Além disso, o lounge mescla as atividades relacionadas ao escritor e as atividades tradicionais que a associação promove.
A relações públicas Fabrise Muller destaca a importância cultural do evento e a oportunidade da associação participar com uma programação especial: “Estamos trazendo os nossos professores lá da APUSM, com suas atividades, e compartilhando um pouco com a comunidade de tudo que acontece lá dentro. Então, tem toda essa programação infantil, mas tem todo um outro espaço para que a gente traga as ações da APUSM para cá.” O cronograma de atividades, que envolve ações culturais, bate-papos e oficinas, está disponível no site oficial da APUSM.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)