quarta-feira, setembro 3, 2025
Feira do Livro 2025

Palhaçaria e brincadeiras animam as crianças na Feira do Livro

Com música, brincadeiras e palhaçaria, o espetáculo Passageiros da Alegria animou as crianças na tarde de quinta-feira (29), durante a Feira do Livro no Theatro Treze de Maio. A peça é narrada pelos palhaços Divo Minuano e Pirulício Passo das Tropas, que contam sobre viagens cheias de aventuras com músicas não ensaiadas.

Após a falência do Circo Retalhos, os personagens buscam uma nova oportunidade de emprego em que possam trabalhar como palhaços. A jornada dos dois amigos termina ao encontrarem o Chefe Coelho, que está disposto a contratar os palhaços – se eles demonstrarem ser bons profissionais. Assim, Divo Minuano utiliza seus talentos para contar a emocionante história do garoto que queria voar, enquanto Pirulício Passo das Tropas embala o público na música com sua gaita. 

Espetáculo Infantil - Passageiros da Alegria 2
Foto: Ronald Mendes

A montagem propõe inúmeras interações com o público, seja para interpretar as músicas que Pirulício toca, seja para participar de um desfile temático em comemoração ao crescimento do novo circo. O ator Helquer Paez comenta sobre a experiência de trabalhar com o improviso e, em razão disso, sempre apresentar um espetáculo novo: 

“Nós temos vários números e se algo não está funcionando, nós passamos para a próxima história. Então, trabalhamos com várias cartas na manga para poder se adaptar ao público.”

Os estudantes da rede municipal de ensino de Santa Maria conheceram novas formas de apresentações, que dão a oportunidade de participação ativa na história. A professora Luciana Bertollo reflete sobre a importância de trabalhar conteúdos que vão além da matemática e do português, desenvolvendo uma visão mais ampla sobre literatura e teatro.

“Observamos, nos sorrisos e no olhar das crianças, a importância de vivenciar esses momentos artísticos para o seu desenvolvimento. Além de aprimorar a linguagem, a experiência teatral promove outras percepções sobre o mundo e a vida” completa a professora. 

Produzido pela Companhia Retalhos de Teatro, o espetáculo conta com Helquer Paez e Julio Cesar Aranda como autores, diretores e atores. O projeto Passageiros da Alegria surge com intervenções em ônibus, escolas e instituições, aproveitando as interações do público para criar um espetáculo que pudesse ser apresentado nos teatros. O ator Julio Cesar Aranda explica que a bagagem histórica do projeto torna a montagem dinâmica, viva e adaptável. O perfil @companhiaretalhosdeteatro no Instagram contém a programação das próximas atividades do grupo.

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.