sexta-feira, setembro 5, 2025
Feira do Livro 2025Livro LivreNovidades

Pela primeira vez, Sedufsm e Feira do Livro trazem o escritor Jessé Souza para o Livro Livre

Além de literatura, a Feira do Livro de Santa Maria se consagrou como espaço de debate e troca de conhecimento, tradição que se repete nesta 52ª edição, realizada até 06 de setembro. Na noite deste sábado (30), o Livro Livre contou com a presença do sociólogo, professor e escritor Jessé Souza.

O evento com o autor de A elite do atraso (2019) e O pobre de direita (2024) foi uma promoção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), entidade que participa do evento literário pela primeira vez. Com ingressos esgotados, o bate-papo teve mediação do presidente da Sedufsm, Everton  Picolotto, e a secretária-geral, Neila Baldi.

Jessé Souza
´Foto: Ronald Mendes

Autor de bestsellers

Na carreira acadêmica, Jessé Souza é doutor em Sociologia pela Uni Heidelberg (Alemanha) e pós-doutor em Filosofia e Psicanálise, pela New School for Social Reasearch, de New York (EUA).

Com mais de trinta livros publicados, entre eles alguns bestsellers como os já citados O pobre de direita e A elite do atraso, além das obras Como o racismo criou o Brasil (2021), A ralé brasileira (2022) e o Brasil dos Humilhados (2022).

Jessé Souza
Foto: Ronald Mendes

No Livro Livre, o sociólogo abordou temas pertinentes sobre a sociedade brasileira e o papel da elite no país, racismo, desigualdade social, violência e corrupção. Sobre preconceito racial, Jessé foi pontual:

“O racismo é a maior força social e política em termos planetários, não é somente aqui no Brasil. Trabalhei 15 anos em universidades da Alemanha, França e Estados Unidos e nelas encontrei uma ciência que é racista. Eu não conheci nenhum europeu ou norte-americano que não se ache superior a africanos, latino-americanos e asiáticos”, afirmou.

Jessé Souza
Foto: Ronald Mendes

Feira como lugar de transformação

Ao final do bate-papo, os anfitriões Everton  Picolotto e Neila Baldi abriram espaço para perguntas do público, reforçando que a Feira do Livro de Santa Maria, a segunda maior do Rio Grande do Sul, é um lugar de transformação em busca de respostas para perguntas que precisam ser feitas. Na sequência, o escritor atendeu os leitores no foyer do teatro para uma sessão de autógrafos.

Jessé Souza
Foto: Ronald Mendes

 

Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

Próxima atração do Livro Livre

31 DE AGO | DOMINGO
19h | EVELÍNY: MAMÃE I LOVE YOU

Da onde viemos? De onde vem nosso alimento? Qual foi a tua primeira cama macia? Celebrar a natureza é descobrir o que temos de sincero dentro de nós. No show, Evelíny e a Banda Magnética apresentam a música autoral da cantora, e tocam e compartilham o prazer de serem criadores e músicos através de uma música carregada de sinceridade, comicidade, ironia em prol da voz da mãe Terra, da mãe preta, da mãe chuva, da mãe útero, mãe livre, no amor pela busca dos seus prazeres e alegrias da vida. O Show Mamãe I Love You é como um alimento em especial, como um lindo brilhar ao comer uma laranja no sol com o estado de presença plena no presente.

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.