quinta-feira, agosto 28, 2025
Feira do Livro 2025

“Um Leão na Sala de Aula “ encanta público da Feira do Livro ao falar sobre memória

O que você colocaria na sua caixa de sapatos? Na tarde de sábado (23), a Cia Gatelupa convidou os o público do Theatro Treze de Maio para refletir sobre as memórias. Sonhos, recordações e segredos guiaram a narrativa do espetáculo Um Leão na Sala de Aula, que toca corações ao instigar o público a remexer as lembranças em suas caixas de sapatos. 

Foto: Ronald Mendes

Na peça, os artistas Gustavo Muller e Evandro Soldatelli utilizam de fantoches, gibis e projeções para contar histórias pessoais e viajar pelo imaginário. Logo no início, o público é indagado sobre quais lembranças, objetos e desenhos animados cada um guardaria em sua caixa de sapatos. As respostas atravessam gerações, demonstrando que a memória é universal e está presente na vida de qualquer pessoa. 

O cenário, a luz e a trilha sonora trabalham em conjunto para auxiliar os atores a guiar a imaginação do público pelos corredores escuros, pelo fundo do mar e por vários outros lugares. O pequeno Léo da Silva, de 10 anos, assistiu ao espetáculo e comentou sobre seu momento favorito da peça:
“A parte que eu mais gostei foi a do corredor escuro. Achei legal a contagem regressiva, na primeira vez fiquei nervoso pelo barulho mas depois achei legal.”

A estreia da montagem ocorreu em outubro do ano passado, após um ano de trabalho no processo criativo e artístico. O tema “memória” surgiu enquanto os artistas montavam diferentes textos infantis, após perceberem que a riqueza dos detalhes estava nas brincadeiras de infância que eles faziam durante a construção da narrativa, como explica o ator Evandro Soldatelli:

“Começamos a brincar com nossas memórias e fomos afunilando. Entendemos, graças a Manuela (filha do Gustavo, diretor) que muita coisa que estávamos fazendo não tinha graça, que o que tinha graça eram nossas brincadeiras de infância. Assim, entendemos que íamos falar de memória”, destaca.

Foto: Ronald Mendes

O espetáculo rodou por diversos palcos e ganhou o Prêmio Tibicuera de Teatro Infanto-juvenil 2024 de Melhor Cenografia e Melhor Espetáculo. Gustavo Muller comentou sobre a possibilidade da montagem atingir diferentes públicos, de crianças até adultos, por falar de um tema tão presente na vida de todos. “Está sendo muito bonito apresentar para vários tipos de plateia e as pessoas falarem o que vão guardar na suas caixas de sapatos” completou o ator. As próximas apresentações podem ser conferidas no Instagram @cia.gatelupa

Próximo Espetáculo Infantil na Feira do Livro

Na tarde de domingo (24), o Theatro Treze de Maio receberá, às 15h, o espetáculo Barquinho de Papel do Grupo Alecrim Arte Música. A história acompanha Nina e seu cão Timão que partem do Chuí em uma aventura a bordo de um “barquinho de papel” e vão até o Oiapoque. De classificação livre, a direção é de Camila Borges, que participa do elenco junto de Marcelo Schmidt. 

Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, que deve retirar os ingressos na BILHETERIA do Theatro Treze de Maio, um dia antes de cada atividade.

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)