terça-feira, setembro 9, 2025
Novidades

 Criatividade em Foco: estudantes autistas transformam seus olhares em fotografia 

Ao longo da 52ª Feira do Livro de Santa Maria, uma exposição fotográfica chamou a atenção dos visitantes: estudantes dos anos finais da Rede Municipal de Ensino com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista realizaram registros fotográficos das obras públicas do artista Juan Amoretti.

O projeto Criatividade em Foco: Celebrando Cada Olhar conta com a realização de oficinas de fotografia teórico-práticas, promovidas pelo profissional Marcelo Oliveira. Parte da segunda edição do programa, as atividades se configuram como espaço de acessibilidade e inclusão para os estudantes. As fotografias resultaram em uma exposição na Feira do Livro de Santa Maria. 

Este ano, a Oficina de Fotografia propôs capturar imagens inspiradas nas obras de Juan Amoretti. Por isso, os participantes visitaram as obras públicas do artista plástico, a fim de observar e transmitir o olhar único de cada um por meio da fotografia. 

Os conceitos da oficina focaram na fotografia com celular (mobile), adaptada às necessidades dos estudantes – ensinando foco, composição e outras regras básicas. A metodologia foi pensada em conjunto de educadoras especiais, garantindo uma linguagem acessível e significativa, como explica o fotógrafo Marcelo Oliveira:

“Eu tinha curiosidade em saber como eles enxergavam a fotografia. Com ajuda do pessoal da educação especial, adaptamos a linguagem da oficina e foi muito fácil, porque eles prestam muita atenção e são extremamente focados.

Toda a experiência foi registrada e documentada em formato de e-book, que foi lançado durante a programação da Feira do Livro. O livro está disponível em formato digital no site da Prefeitura de Santa Maria, intitulado Criatividade em Foco: Celebrando Cada Olhar. O e-book contém capítulos temáticos que reúnem fotografias, relatos e textos escritos pelos profissionais envolvidos. 

 

“Começamos pensando na arte e na criatividade de Juan Amoretti. Toda a experiência da oficina, como o relato dos estudantes e das professoras que acompanharam, resultou em um e-book. Então, a finalização do projeto foi o livro, mas não necessariamente a essência dele.”, comenta Leticia Zenker, bibliotecária da Secretaria de Município da Educação de Santa Maria.

A participação do projeto na Feira do Livro revela como a criatividade pode ir além de obras literárias, conectando artes visuais e inclusão na literatura. A fotografia atua como ferramenta de autonomia para os estudantes com deficiências intelectuais, promovendo ações inclusivas e interdisciplinares. O resultado, seja em formato de foto ou texto, reflete a pluralidade de olhares presentes no município. 

“Eu amei participar da oficina e me senti muito feliz por ter sido indicada pela Escol Miguel Beltrame. Eu penso muito em ter a fotografia como profissão” relato de Marina Freixo presente no e-book.

A oficina foi idealizada pelo fotógrafo Marcelo Oliveira, em parceria com o Comitê do Livro e Incentivo à Leitura e à Criação Literária (CLIC) e com a Coordenação de Educação Especial do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação de Santa Maria.

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.