sábado, setembro 6, 2025
Feira do Livro 2025

Espetáculo de máscaras encanta público da Feira do Livro

Que experiências nascem do ato de dividir um espaço com alguém? Na tarde de segunda-feira (01), o espetáculo E Agora? convidou o público presente no Theatro Treze de Maio para assistir o desdobramento da convivência entre seres humanos. A história acompanha dois personagens mascarados compartilhando espaços, vivências e sentimentos. 

Os personagens trabalham a complexidade das relações com o auxílio de brincadeiras comuns, como jogar volêi e pular corda. Ao longo da peça, diferentes sensações e sentimentos são expostos a plateia, por meio de desavenças, companheirismo e competitividade. Cada momento adiciona complexidade para a relação que está sendo construída entre os dois estranhos. 

Espetáculo Infantil - E Agora? 2
Foto: Ronald Mendes

Os alunos das escolas públicas de Santa Maria se divertiram com os embates travados pelos mascarados. Por meio do teatro, é possível trabalhar a cultura e o entretenimento com as crianças e os jovens. A estudante Jamily Corrêa assistiu a peça e comentou sobre a oportunidade de realizar atividades fora da escola:

“Eu achei o espetáculo muito bom, um passeio muito legal de se fazer com a escola. A parte em que os personagens fizeram uma barreira de caixas e ficaram se procurando foi minha parte favorita.”

A montagem utiliza o poder expressivo das máscaras e a potência corporal dos atores para explorar o universo das histórias sem diálogos. Com uma mistura de humor e absurdo, o desenvolvimento da peça é conduzido pela sonoplastia e pela cenografia, composta por caixas de papelão e uma corda. Mesmo com a ausência do texto, os artistas transmitem a mensagem dos seus personagens com a triangulação do olhar – recurso técnico no qual o olhar do ator se conecta com os espectadores.

“Nossa expressão corporal é tudo o que temos para expressar nossas ideias. A máscara e os nossos gestos são a nossa forma de demonstrar toda a dramaturgia do texto e tudo o que queremos representar” comenta o ator Giovan Rodrigues. 

O elenco do espetáculo é composto por Guilherme Bueno e Giovan Rodrigues, com direção de Élcio Rossini. A montagem faz parte do catálogo do Grupo Tantã (@ciateatro.tanta), sendo produzida por Raquel Guerra e Edu Souza. 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.