Espetáculo de máscaras encanta público da Feira do Livro
Que experiências nascem do ato de dividir um espaço com alguém? Na tarde de segunda-feira (01), o espetáculo E Agora? convidou o público presente no Theatro Treze de Maio para assistir o desdobramento da convivência entre seres humanos. A história acompanha dois personagens mascarados compartilhando espaços, vivências e sentimentos.
Os personagens trabalham a complexidade das relações com o auxílio de brincadeiras comuns, como jogar volêi e pular corda. Ao longo da peça, diferentes sensações e sentimentos são expostos a plateia, por meio de desavenças, companheirismo e competitividade. Cada momento adiciona complexidade para a relação que está sendo construída entre os dois estranhos.

Os alunos das escolas públicas de Santa Maria se divertiram com os embates travados pelos mascarados. Por meio do teatro, é possível trabalhar a cultura e o entretenimento com as crianças e os jovens. A estudante Jamily Corrêa assistiu a peça e comentou sobre a oportunidade de realizar atividades fora da escola:
“Eu achei o espetáculo muito bom, um passeio muito legal de se fazer com a escola. A parte em que os personagens fizeram uma barreira de caixas e ficaram se procurando foi minha parte favorita.”
A montagem utiliza o poder expressivo das máscaras e a potência corporal dos atores para explorar o universo das histórias sem diálogos. Com uma mistura de humor e absurdo, o desenvolvimento da peça é conduzido pela sonoplastia e pela cenografia, composta por caixas de papelão e uma corda. Mesmo com a ausência do texto, os artistas transmitem a mensagem dos seus personagens com a triangulação do olhar – recurso técnico no qual o olhar do ator se conecta com os espectadores.
“Nossa expressão corporal é tudo o que temos para expressar nossas ideias. A máscara e os nossos gestos são a nossa forma de demonstrar toda a dramaturgia do texto e tudo o que queremos representar” comenta o ator Giovan Rodrigues.
O elenco do espetáculo é composto por Guilherme Bueno e Giovan Rodrigues, com direção de Élcio Rossini. A montagem faz parte do catálogo do Grupo Tantã (@ciateatro.tanta), sendo produzida por Raquel Guerra e Edu Souza.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.