sexta-feira, setembro 5, 2025
Feira do Livro 2025

Espetáculo infantil adapta livro Não me toca, seu Boboca!

A apresentação do espetáculo Contos de Folha e Flor ocorreu na tarde de terça-feira (02), no Theatro Treze de Maio, como programação infantil da Feira do Livro. A montagem do santa-mariense Teatro Por Que não?  adapta o livro Não me toca, seu Boboca! com autoria de Andrea Viviana Taubman. 

Espetáculo Infantil - Contos de Folha e Flor 2
Foto: Ronald Mendes

Ao longo do espetáculo, as personagens Folha e Flor convidam as crianças para brincar, cantar e, inclusive, interpretar. A história da contação, escolhida por Flor, é sobre a coelha Rita, que passou por uma situação difícil de entender e de falar. Ritoca encontra o Tio Pipoca, um tio gentil e sorridente, que tenta encostar na coelha sem consentimento – a partir desse momento ela entende que há algo errado. 

De forma lúdica, o conto ensina sobre cuidado, respeito e confiança. Em conjunto, a literatura e o teatro abordam situações de violência sexual e o que fazer para evitá-las. As músicas utilizadas no espetáculo trabalham a consciência corporal de cada criança, além de enfatizarem a mensagem da história da coelha Rita. 

“A música e os jogos musicais facilitam a conexão com as crianças, criando um ambiente acolhedor e sensível. Sabemos que é um tema que pode ser difícil para algumas delas, então acho que a música ajuda bastante” explica a atriz Juliet Castaldello. 

Com leveza e companheirismo, as personagens Folha e Flor carregam o público infantil para dentro do mundo de Rita, cheio de cores e cantigas. Cada momento desperta sentimentos diferentes na plateia, em razão disso, as crianças participam ativamente da história – “É claro que é o lobo mau tentando enganar ela!” comenta um estudante durante a peça. Luiza de Rossi, que interpreta a personagem Folha, reflete sobre a empatia e o aprendizado dos alunos com a coelha Rita:

“A Ritoca performa os comportamentos de autoproteção. A partir do momento que ela reconhece a situação abusiva, ela resiste e ela relata pra todo mundo: isso aconteceu comigo, não quero que aconteça com mais ninguém! Ela é heroína da nossa história” 

O projeto Contos de Folha e Flor estreou em 2012, mas passou por uma reformulação de histórias e temáticas para resultar na atual montagem. O elenco é composto por Juliet Castaldello e Luiza de Rossi, que assinam a direção do espetáculo. A produção é realizada pelo Teatro Por Que Não? e por meio do perfil @teatroporquenao é possível acompanhar futuras apresentações do grupo.

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.