sexta-feira, outubro 24, 2025
Feira do Livro 2025

Espetáculo inspirado nos circos de lona entretém crianças na Feira do Livro

Bambolês, monociclos e narizes de palhaços invadiram o palco do Theatro Treze de Maio na tarde de quarta-feira (03). A apresentação do espetáculo Circo de Umbigo divertiu o público infantil da Feira do Livro, por meio do humor e dos números circenses embalados por música. 

Inspirada pelos circos de lona, a montagem utiliza o formato “variété”, misturando diversas artes como dança, música, teatro e circo. Três palhaços multi talentosos, e um pouco atrapalhados, guiam os números da peça, interpretando uma diversidade de personagens, por exemplo os três leões curiosos.  

Espetáculo Infantil - Circo de Umbigo 2
Foto: Ronald Mendes

O universo circense é construído em cada detalhe do figurino, da cenografia e das interações com as crianças, em especial, a utilização de bambolês de diferentes tamanhos e materiais, que aparecem ao longo das cenas. O uso dessa ferramenta se deve ao fato da Cia Umbigo de Bruxa, produtora do espetáculo, trabalhar há nove anos com bambolês, realizando projetos e cursos com enfoque no aparelho. 

Com direção de Natália Dolwitsch, o Circo de Umbigo conta com Camila Matzenauer, Rafaela Ferrão e Tiago Teles no elenco.

“O Tiago vem da palhaçaria, com alguns elementos como monociclo e malabares. Já eu e a Camila trabalhávamos especificamente com o bambolê. Por querer mesclar essas duas pesquisas, o Circo de Umbigo foi criado” comenta a diretora Natália Dolwitsch.

A bagagem artística dos integrantes é utilizada em favor dos momentos de brincadeiras com a plateia, tendo em vista o trabalho circense do elenco voltado ao público infantil. Em determinado momento, os palhaços convidam três crianças para competirem utilizando o bambolê – quem rodar o objeto por mais tempo ganha. A brincadeira, denominada Gladiadores, é comum em convenções e festivais de circo. 

Em parceria com a Rubra: Arte e Educação Menstrual, o coletor menstrual vira nariz de palhaça e o assunto – que é tratado como tabu – se torna um espaço de acolhimento. Em cena, a educação menstrual é abordada com uma calcinha manchada e demonstra com leveza e humor a naturalização do ocorrido. O projeto está em seu quarto ano de circulação, tendo oficinas complementares ao espetáculo, relacionando questões sociais como diversidade e gênero.

O perfil @umbigodebruxa no Instagram atualiza o público geral sobre futuras apresentações e projetos da companhia. 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.