Feira do Livro recebe espetáculo do Palhaço Katupiry
Tecnologia e humor constroem uma relação inusitada durante o espetáculo Palhashow na Feira do Livro. A tarde de sexta-feira (05) foi marcada pela presença do conhecido Palhaço Katupiry no Theatro Treze de Maio, proporcionando momentos de alegria e reflexão sobre o relacionamento com as redes sociais.
A principal incumbência do personagem está relacionada à limpeza do cenário circense. Logo no início, o palhaço se distrai com uma mala de viagem e com o celular que estava dentro dela – desviando a atenção da sua função no local. As distrações/objetos presentes na mala se tornam brincadeiras e desafios divertidos, documentados em vídeo para se tornarem uma publicação nas redes sociais.

“O processo criativo utiliza algumas técnicas e temáticas que escolhemos para trabalhar. Representar um palhaço que fica muito tempo no celular e acaba não realizando as tarefas dele, também faz a gente refletir um pouco”, comenta o intérprete do Katupiry, Felipe Mendes.
O uso do malabarismo, dos truques de mágica e das interações com a plateia animam os presentes, que acompanham as habilidades artísticas do ator com atenção. Os erros, característicos da palhaçaria, geram inúmeras possibilidades de desdobramento para truques que impressionam. Por meio de atividades comuns, a montagem estabelece uma relação entre o ordinário e a comicidade.
O palhaço guia as crianças por cenas que transitam pela calmaria e pela agitação, utilizando o público como termômetro para o desenvolvimento do espetáculo. Parte da programação da principal feira literária da cidade, a apresentação reflete o compromisso do artista com a valorização da cultura de Santa Maria. Felipe Mendes destacou o orgulho de participar do evento em sua terra natal:
“Estou muito feliz de estar na feira do livro de uma cidade que é a minha cidade. Eu sou daqui e faço questão de estar aqui, faço questão de mostrar tudo que eu sei aqui.”
O palhaço Katupiry possui um perfil próprio no Instagram (@katu.piry), no qual são divulgadas as próximas apresentações – além do catálogo de espetáculos do intérprete.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
