Mapa Sentimental de Santa Maria é sucesso de lançamento na Feira do Livro

A intenção era de compartilhar o sentimento mútuo de transformar Santa Maria em um lar, e potencializar todas as sensações envoltas nessas vivências compartilhadas. Assim nasceu o Mapa Sentimental de Santa Maria, lançado na tarde de sábado (30), que arrebatou o público da 52ª Feira do Livro. Os autores Bibiano Girard e Atílio Alencar distribuíram exemplares gratuitos e autógrafos no Espaço de Lançamentos do evento, além de cederem entrevistas sobre o projeto.
Entre casas e esquinas, as paisagens e as rotinas dos santa-marienses inspiraram e mostraram para os autores os fenômenos tipicamente locais, como o cheiro de carrapinha da Acampamento e o tradicional “xis” da cidade.
“Quando tu vais começar algo, é necessário pensar na originalidade – é preciso ter um diferencial. O projeto é inspirado nos mapas rodoviários, mas foge do óbvio que é servir para chegar a algum lugar.” explica Bibiano.
Assim, os desenhos de Bibiano Girard, produzidos com o projeto Cidades de Nanquim, se aliaram às crônicas de Atílio Alencar, resultando em um mapa de experiências, costumes e lugares característicos de Santa Maria. Diferente de outros mapas, este busca despertar diferentes sentimentos em cada morador da cidade e instiga o usuário a se perder no que eventualmente é deixado de lado, assim como é possível identificar no trecho de O Apito do Trem, crônica presente no mapa:
“Difícil explicar o sentimento que o apito do trem causa na gente. Um tanto de nostalgia, vontade de ganhar o mundo e conhecer outros lugares, ou então de reencontrar alguém que não vemos há tempos… […] Se a saudade pudesse ser traduzida num som, de certo seria na nota melancólica do apito do trem”.
Embora os autores não tenham nascido em Santa Maria, ambos acreditam nos “amores comuns” presentes nas entrelinhas do dia a dia. Atílio espera que, ao observar o projeto, cada leitor elabore o seu próprio mapa sentimental, analisando e valorizando os sentimentos individuais despertados pelos desenhos e crônicas.

O projeto conta com o financiamento do edital Funcultura de Santa Maria. O livro foi diagramado por Demys Daniel Dutour Diaz e produzido por Bi Naluna. A comunicação e gestão de mídias sociais (@mapasentimental) ficou a cargo da Tango Agência Criativa e a realização pela Kullat Nunu Matriz Criativa. O mapa pode ser encontrado na banca Anaterra da Feira do Livro, enquanto houver tiragens disponíveis.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.