sexta-feira, setembro 5, 2025
Feira do Livro 2025Livro LivreNovidades

Obra de Erico Verissimo ecoa e emociona com atuação de Rafa Sieg

“Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que um escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto”. (Erico Verissimo, em Solo de Clarineta)

Rafa Sieg
Foto: Ronald Mendes

As palavras de Erico Verissimo, escritas há décadas, novo sentido na noite desta terça-feira (2). No Theatro Treze de Maio, leitores e curiosos — alguns ainda não iniciados na obra do escritor gaúcho — presenciaram trechos de Solo de Clarineta (1973) ganharem voz e corpo no monólogo Erico – Um Solo de Clarineta (Primeiro Movimento), protagonizado por Rafa Sieg.

Rafa Sieg
Foto: Ronald Mendes

A autobiografia, escrita em dois volumes, percorre a infância de Erico, a ruína financeira da família e a luta da mãe para manter o lar, até chegar aos anos 1950, quando o norte-americano Dave Jaffe pede em casamento Clarissa, filha do escritor.

120 anos de Erico Verissimo

A montagem apresentada no Livro Livre ganhou forma em 2024, quando Rafa procurou a atriz e produtora cultural Denise Copetti com uma provocação: e se a obra de Erico ganhasse vida no teatro?

Rafa SiegFoto: Ronald Mendes

“No ano passado, o Rafa me disse que estava lendo Solo de Clarineta e queria produzir algo, já pensando nos 120 anos de nascimento do Erico. Escrevemos um projeto e, meses depois, coincidiu da Secretaria de Cultura escolher o escritor como tema da Feira do Livro em 2025″, explica Denise.

Dirigido por Renato Farias, com produção da Companhia de Teatro Íntimo (RJ), o monólogo estreou em Santa Maria, justamente na 52ª edição da festa literária.

Rafa Sieg
Foto: Ronald Mendes

Talento reconhecido

Egresso da UFSM e radicado no Rio de Janeiro, Rafa Sieg ocupa o palco como quem ocupa uma casa antiga: com respeito e com cuidado, mas também com a liberdade de quem domina a cena. Ele empresta fôlego e calor às memórias do escritor, narradas no primeiro volume de Solo de Clarineta.

Rafa Sieg
Foto: Ronald Mendes

Aos 46 anos, a maturidade de Rafa surge diante da plateia: um intérprete que reconhece o peso do silêncio, o poder de um gesto contido, a beleza de um olhar que parece atravessar espelhos imaginários. Quem o viu como Solano, em Pantanal (Globo, 2022), entende por que seu nome ecoa entre os grandes atores da nova geração.

Alegria de estar em casa

No fim, com a voz embargada e o coração à mostra, Rafa agradeceu à Feira do Livro, ao Theatro Treze de Maio e à Santa Maria pela oportunidade de “dar um start” ao que, um dia, deverá ser um espetáculo completo.

Rafa Sieg
Foto: Ronald Mendes

“Eu buscava, há tempos, algo sobre o qual pudesse falar com o coração, com a vontade, com o sentir. Ser atravessado por Solo de Clarineta e por toda a obra do Erico tem sido oxigênio na minha vida. Agradeço à Feira do Livro pela oportunidade”, disse, visivelmente emocionado.

Nós, Santa Maria e a Feira do Livro, é que agradecemos, Rafa!

Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

Próxima atração do Livro Livre

03 DE SET | QUARTA-FEIRA
19h |VITOR RAMIL SOLO

Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, Vitor Ramil é autor de doze álbuns. Autor de música e letra da maior parte de seu repertório, Vitor também musicou e gravou poemas de Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Angélica Freitas, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Joãozinho Gomes, António Bótto, Allen Ginsberg, Juca Ruivo, Arnaut Daniel e Emily Dickinson; compôs em parceria com Chico César, Jorge Drexler, Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro e André Gomes, entre outros parceiros; e versionou cinco canções de Bob Dylan e uma de Xöel Lopez. Em outubro de 2024, Vitor Ramil lançou um novo álbum, inteiramente dedicado à poesia de Paulo Leminski. No momento, Vitor escreve o ensaio A estética do frio, com lançamento previsto para 2025.

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.