sábado, setembro 6, 2025
Feira do Livro 2025Lançamentos

Selo santa-mariense e independente: conheça a Memorabilia, que está pelo 5º ano na Feira do Livro

Selo local com presença física e identidade autoral: a Editora Memorabilia integra a 52ª Feira do Livro de Santa Maria por meio de lançamentos, produções próprias e parcerias interestaduais. Com participação ativa na cultura da cidade, Memorabilia é a única editora local a possuir uma banca na Feira do Livro de Santa Maria. 

Editora Memorabilia - Livros
Foto: Lívia Souza

A Editora Memorabilia é um selo independente ligado à editoração, publicação, divulgação, produção e distribuição de livros e álbuns musicais. De maneira orgânica, a empresa começou a partir do incentivo informal de um amigo/autor do produtor cultural Márcio Grings – fundador do selo, também músico e escritor. Identificando a necessidade de apoio aos artistas independentes, a formalização da editora ocorreu em janeiro de 2021.

Para auxiliar no processo de lançamento dos livros e álbuns, a equipe trabalha de forma acolhedora, acessível e colaborativa na produção das obras. Assim, escritores e musicistas, especialmente de Santa Maria e do Rio Grande do Sul, acessam possibilidades de publicação e ganham visibilidade com as produções. 

“A Memorabilia nasceu quase como uma brincadeira entre amigos, mas virou algo muito maior: um espaço real de acolhimento e apoio para autores independentes que sonham ver seus livros no mundo — e isso é o que mais me orgulha” revela Márcio Grings.

A equipe, composta por diagramadores, revisores e assessores, realiza uma curadoria de títulos focada na relevância temática e na qualidade editorial. Além do refinamento das publicações, a assessoria de imprensa da editora produz a divulgação em redes sociais e em feiras literárias, promovendo materiais para jornalistas e veículos de comunicação – aumentando o período de lançamento de livros. Por fim, realizam o trabalho de distribuição nacional, envolvendo pré-venda, logística e comercialização digital.

 

Feira do Livro de Santa Maria

Desde 2021, a Editora Memorabilia participa ativamente da principal feira literária da cidade, inicialmente no Espaço de Lançamentos e, a partir de 2023, com estande próprio. Em 4 anos de funcionamento, a empresa publicou mais de 30 livros – sendo 11 lançados em uma única edição da feira (2022). 

Na 52ª Feira do Livro de Santa Maria, a editora integrou a sessão de lançamentos pela manhã do dia 30 de agosto, com três obras literárias: Histórias Escritas com Giz, de Vitor Biasoli, A Adaga Espanhola, de Ronaldo Lippold, e Jazz em Palmeira, de Gérson Werlang. Mais do que grandes tiragens ou best-sellers, a Memorabilia valoriza livros que tocam, inspiram e preservam o apreço pela palavra impressa.

Editora Memorabilia - Lançamentos
Foto: Lívia Souza

A banca vinte abriga os lançamentos e produções anteriores, que estão disponíveis junto de parcerias com outras editoras – como a produtora baiana de quadrinhos Trem Fantasma. A exclusividade das obras presentes no estande atua como estratégia de diversificação do catálogo, para atrair novos públicos e funcionar como outra via de sustentabilidade financeira do projeto. 

“Ver o nosso estande na Feira do Livro de Santa Maria é mais do que ocupar um espaço físico: é afirmar com orgulho que existe uma editora daqui, que publica obras daqui, e que acredita profundamente no valor da cultura feita em Santa Maria” comenta Grings. 

 

Memorabilia e perspectivas futuras

Memorabilia, no dicionário, significa aquilo que faz lembrar, que traz consigo uma lembrança ou memória. Mesmo com desafios, a editora responde com criatividade, parcerias e persistência, apostando no poder da literatura como espaço de encontro, reflexão e transformação. Honrando a proposta inicial, Márcio Grings propõe repensar a literatura local, valorizando vozes interioranas com obras relevantes. 

“Ser uma editora independente no interior do Estado não é fácil, mas é justamente essa proximidade com os autores e com o público que nos torna diferentes — nós sabemos o nome de quem escreve, de quem compra, de quem lê.”

O trabalho dentro do mercado editorial é recente, mas a expansão do alcance da editora já está em planejamento. Para o próximo ano, o estande da Memorabilia contará com obras da Telucazu Edições – produção de livros dentro da cultura japonesa em São Paulo. Além disso, o fundador Márcio Grings espera lançar oito livros na próxima feira literária da cidade e participar da Feira do Livro de Porto Alegre – tendo em vista o alto número de vendas para os leitores do município. 

Saiba mais sobre os produtos no site da Memorabilia, no perfil @memorabiliaeditora ou na banca 20 da 52ª Feira do Livro de Santa Maria – até dia 06 de setembro. 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.