Juan Amoretti é homenageado com exposições na Feira do Livro
Pintor, desenhista, escultor, muralista, retratista e restaurador, o professor homenageado da 52ª Feira do Livro de Santa Maria, Juan Amoretti, é um dos mais importantes artistas plásticos do Rio Grande do Sul. Natural de Lima (Peru), Amoretti formou-se como professor de artes plásticas, em desenho e pintura, pela Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes, no Peru. O artista chegou a Santa Maria em 1974, onde começou a trabalhar na Revista Rainha e, logo em seguida, na Universidade Federal de Santa Maria.
Pela cidade é possível encontrar inúmeras obras do artista, entre esculturas, retratos e murais – como o mural Quinhentos Anos da Invasão da América na fachada do Teatro Caixa Preta e o mural O Corpo Humano na fachada do Hospital Universitário, ambos dentro da UFSM. Sua constante dedicação à arte em Santa Maria o estabelece como figura central na consolidação da identidade artística da região.
Na 52ª Feira do Livro de Santa Maria é possível encontrar duas exposições em homenagem a Juan Amoretti. Na Praça Saldanha Marinho, a exposição Artista Além Fronteiras traz as obras públicas do artista. No Museu de Artes de Santa Maria, a exposição O Idealista Juan Amoretti apresenta ao público quadros de diferentes acervos artísticos.
Exposição Juan Amoretti – Artista Além Fronteiras
No coração da Praça Saldanha Marinho, ao lado do Coreto, encontra-se uma pequena exposição das obras públicas do artista visual Juan Amoretti. Por meio de fotografias, é possível visitar diversos locais da cidade que abrigam elementos simbólicos e históricos do escultor e muralista. As obras, selecionadas por Rodrigo Ribas e fotografadas por Ronald Mendes, são apresentadas em conjunto do tempo de produção, do ano de inauguração e de uma descrição.

O Sol e a Criação do Mundo, localizado na Associação de Professores da UFSM, é um dos murais presentes na exposição. Inaugurado em 2008, levou cerca de um ano para ser produzido.
“O painel é uma leitura da criação do homem a partir dos Incas. Podemos observar a vertente da água que do alto se debruça sobre a natureza, onde árvores e folhas são convertidas em aves que se elevam criando o resplendor solar” – explicação encontrada junto da fotografia.
Saber mais sobre as obras públicas de Juan Amoretti, para além do visual, nos aproxima do artista e das motivações por trás de cada produção. A exposição fica disponível para visitação durante todo o período de atividades da Feira do Livro.
Exposição O Idealista Juan Amorettti – Museu De Arte de Santa Maria
Localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400, o MASM também recebe a programação da 52ª Feira do Livro de Santa Maria com uma exposição de pinturas e desenhos, oriundas do acervo do museu e de coleções particulares. Com cerca de 10 obras, as produções oferecem um panorama da criação multifacetada de Juan Amoretti. A curadoria é de Marcio Flores, junto das assistentes de curadoria e expografia Fernanda Miranda e Katiany Echevarria.

Edição: Lívia Souza
O Museu de Arte de Santa Maria é um dos três únicos museus de artes plásticas do Rio Grande do Sul e organizou a exposição como uma forma de demonstrar admiração aos projetos do renomado Juan Amoretti. O assessor de Governo Norberto Da Cas comentou a importância de prestar homenagem a esse grande artista da cidade:
“A exposição tem várias obras externas e obras antigas – quando ele pintou aquela máquina, foi uma das primeiras obras grandes que o Amoretti fez em tela. Então, é importante homenagear ele, além de chamar o público para vir ao museu”.
A exposição leva o nome de O Idealista em razão de sua escultura homônima localizada na rótula do KM3 de Santa Maria. A obra simboliza todos os sonhadores que lutam por um futuro melhor e não cansam de buscá-lo. Já o sol é inspirado na simbologia dos Incas – o Deus do Sol que dá a vida e que ajuda o ser humano a progredir. Ainda, o conjunto faz referência a história de Ícaro, personagem da mitologia grega que tentou alcançar o sol com as asas feitas de cera, como explica o próprio autor da obra:
“O Idealista tem tudo do Juan nele. A obra representa muito do sonhador, do lutador, daquele que cai uma vez, junta as asas e pega voo de novo. Isso é o importante para mim, é o que reúne todo o Amoretti, que desde criança aprendeu a trabalhar, a ser honesto, a ser responsável. Por isso que minha figura não tem sexo, pode representar qualiuqer pessoa que sonha e que aspira por um mundo melhor – e que se transporte, como eu me transportei, para um lugar onde eu pude usar tudo que eu aprendi e puder ser o que sempre quis ser” define o artista.

Edição: Lívia Souza
Com a união de mensagens e técnicas visuais, o escultor exemplifica sua capacidade de materializar conceitos em obras vivas e cheias de criatividade. Além dos quadros, o local conta com um vídeo institucional, com participação de Amoretti, sobre O Idealista. A exposição está disponível até 30 de agosto – de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h. Acompanhe a programação do Museu de Arte de Santa Maria pelo perfil @masm.santamaria no Instagram.
Amarelinha – Quadro de Juan Amoretti
No foyer do Theatro Treze de Maio, está à mostra a obra Amarelinha, de Juan Amoretti. O pintor generosamente doou o quadro para ser sorteado durante a 52ª Feira do Livro de Santa Maria. Os cupons, limitados a um por pessoa, estão disponíveis no Theatro Treze de Maio, assim como a urna para depositá-los. O sorteio irá acontecer na manhã do dia 6 de setembro.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.