Espetáculo teatral Incidente em Antares encerra 52ª edição da Feira do Livro de Santa Maria
Após 16 dias intensos, a 52ª edição da Feira do Livro de Santa Maria chegou ao fim, da mesma maneira que começou: em alto nível. No sábado (6), a programação do Livro Livre trouxe a obra de Erico Verissimo mais uma vez para o palco do Theatro Treze de Maio.

Nos 120 anos de nascimento do escritor, o Grupo Cerco apresentou o espetáculo teatral Incidente em Antares, uma adaptação da segunda parte do romance homônimo, publicado em 1971.
Dirigida por Inês Marocco, a peça estreou em 2012, em Porto Alegre (RS). Em 2025, sete anos após a última apresentação, o Grupo Cerco aceitou o desafio de remontar o espetáculo, a convite da Secretaria de Cultura, para uma exibição especial no encerramento da Feira do Livro de Santa Maria.

Em outra noite de ingressos esgotados, o público aplaudiu de pé a montagem, que também celebra os 17 anos de trajetória do grupo teatral. Desde sua fundação, o Cerco é reconhecido pelo trabalho coletivo e linguagem cênica própria, tornando-o reconhecido como um dos principais coletivos teatrais gaúchos.

Sinopse de Incidente em Antares
No livro de Erico Verissimo, a história acontece no contexto pré-ditadura militar do Brasil, em Antares, cidade fictícia do interior do Rio Grande do Sul. A trama começa em 1963, quando uma greve geral paralisa o pequeno município. Dois dias depois, em uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem por diferentes causas e não são sepultadas, pois os coveiros aderiram à paralisação trabalhista.

Indignados, os defuntos levantam dos caixões e invadem Antares para reclamar o sepultamento não realizado. Em praça pública, vivos e mortos começam a discutir a vida social e política da cidade, revelando a podridão e a hipocrisia das autoridades e dos habitantes locais. Revelações que poderiam transformar a sociedade e seus indivíduos, mas que, ao final, sucumbem à força da alienação e dos interesses políticos de uma minoria.

Espetáculo premiado
Desde a estreia, Incidente em Antares conquistou prêmios importantes e recebeu críticas positivas em suas apresentações. As principais conquistas da peça foram:
- 7º Prêmio Braskem em Cena Melhor Espetáculo pelo Júri Popular;
- 7º Prêmio Braskem em Cena Melhor Direção pelo Juri Oficial (Inês Marocco);
- 7º Prêmio Braskem em Cena Melhor Atriz pelo Juri Oficial (Martina Fröhlich);
- Prêmio Açorianos de Teatro 2012 Melhor Trilha Sonora (Celso Zanini, Martina Fröhlich e Philipe Philippsen)

Sobre o Grupo Cerco
Fundado em 2008, o Grupo Cerco é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em diversos projetos e festivais. Atualmente formado por 15 profissionais, o Grupo tem à sua frente a Profa. Dra. Inês Marocco, premiada diretora e pesquisadora.
O processo colaborativo e a pesquisa de linguagem são as principais marcas do grupo. Desde sua estreia, já realizou diversas temporadas e turnês nacionais e internacionais com seus espetáculos “O Sobrado” (2008), “Incidente em Antares” (2012) , “Puli-Pulá” (2015) e “Arena Selvagem” (2018).

Até 2026!
A apresentação de Incidente em Antares marcou o encerramento da 52ª Feira do Livro de Santa Maria. Celebramos a literatura, a arte e a cultura durante duas semanas, contando histórias, fazendo teatro, trocando livros, pegando autógrafos, conversando com autores, participando de palestras, ouvindo boa música.
Ao escrever as últimas linhas desta edição, a Prefeitura de Santa Maria agradece a presença de cada um que passou pela festa literária. Amanhã, as bancas não estarão na Praça e as cortinas do teatro estarão fechadas, mas as lembranças destes 16 dias seguirão vivas em cada leitora e leitor que passou por aqui.
Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265) com colaboração de Nataly Dandara de Souza
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.