terça-feira, setembro 9, 2025
Novidades

Programação Infantil da Feira do Livro encerra com espetáculo Borogodó

Com grande movimentação, o sábado (07) ensolarado de encerramento da Feira do Livro recebeu o espetáculo Borogodó, que conquistou o público no coração da Praça Saldanha Marinho. O palhaço se encontra com sua licença profissional vencida e precisa realizar um espetáculo inovador para se manter ativo. 

A montagem é inspirada nos artistas de companhias nômades e itinerantes, por isso a história é contada a céu aberto. O circo Borogodó possui apenas um palhaço e é composto pela tradicional lona, pelos aparelhos e pelos figurinos – todos puxados pelo personagem em um triciclo. Ao longo da apresentação, o palhaço apresenta os melhores números de seu repertório para conquistar a plateia. 

Malabarismo, monociclo, roda cyr e guitarra foram os elementos que guiaram os números do espetáculo. Além disso, a conexão e a interação com as crianças proporcionou uma diversidade de momentos, nos quais o palco de lona era invadido pela animação do público infantil. 

Após 20 anos trabalhando com palhaçaria, o artista Tiago Teles construiu uma apresentação solo para refletir a trajetória profissional dele. Estruturado em 4 números, cada momento representa um período profissional do palhaço e é simbolizado por figurinos diferentes. A montagem une o estudo e a experiência de Teles em cena de forma inédita:

“São quatro números de repertório, que são alguns números muito antigos, e para cada número um figurino específico. Um é um palhaço mais esfarrapado, com um número mais atrapalhado. Outro é com o roupão vermelho, com jogos de interação – que foi uma das primeiras coisas que eu comecei a desenvolver como artista palhaço.”

O medo do palhaço ficou de fora da tarde de interações e o Circo Borogodó recebeu um carinho incondicional das crianças. O coreto e o chafariz da praça abrilhantaram o cenário, palco para uma relação de confiança e liberdade. Ana Paula Schuch, mãe da pequena Cecília de 3 anos, esteve prestigiando o espetáculo e comentou sobre a oportunidade:

“Eu acho que a dinâmica de apresentações na praça gera bastante acessibilidade. Bem bacana com o que eles apresentaram e principalmente a participação da criançada. A Cecília curtiu muito a feira e o espetáculo!”

“Para ser palhaço tem que ter borogodó, se não é só terno, gravata e só!”. Borogodó conta com a direção de Leonardo Roat e produção da TGT Produções Culturais (@tgt.producoesculturais). 

Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. 

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.