segunda-feira, agosto 18, 2025

Homenageados

Conheça os homenageados da 52ª Feira do Livro de Santa Maria 2025.

PROFESSOR HOMENAGEADO – JUAN AMORETTI

Bacharel em Desenho e Pintura pela Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes do Peru em 1968. Foi professor do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM de 1975 a 2008. É autor de grande parte dos monumentos distribuídos no campus da UFSM, entre escultura, retratos e murais – todos carregados de valores simbólicos ligados à cultura peruana. Natural de Lima, Peru, chegou ao Brasil em 1974. Amoretti trabalhou no Ministério da Educação do Peru como desenhista, fazendo cenários e maquetes.

A partir de 1984, o artista passa a investir na figura realista e muitas de suas obras são vistas em murais da UFSM. Ao total, quatro murais localizados na universidade: o mural Quinhentos Anos da Invasão da América na fachado do Teatro Caixa Preta; o mural O mundo desde as tabas primitivas indígenas, as navegações, construções, até as naves espaciais, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria; o mural A árvore da Vida, na Reitoria em 1998; o mural O Corpo Humano, na fachada do Hospital Universitário. Sua intensa contribuição para a produção artística de Santa Maria e região faz do artista um grande nome na participação na identidade artística local.

PATRONO – ATHOS MIRALHA DA CUNHA

Nascido em Santiago (RS), Athos Ronaldo Miralha da Cunha é engenheiro civil e aposentado da Caixa Econômica Federal. Tem participações em diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias e dez livros publicados. 

Obteve vários prêmios literários, dentre eles o Felippe D´Oliveira, por três vezes. 

Com  a música Longe dos trilhos – numa parceria com Milton Sica – obteve o prêmio de música mais popular na fase local e geral da 29ª Tertúlia Musical Nativista. Neste ano, lança o romance policial Sherlock Holmes do Pampa pela editora Bestiário. É membro da Academia Santa-Mariense de Letras e da Academia de Letras da Região Central – ALERC-RS.  Sócio Efetivo da Associação Gaúcha de Escritores; da Estância da Poesia Crioula, [Academia Xucra do Rio Grande] e do Galpão da Poesia Crioula. Dentre suas publicações, destacam-se: Os agachados – crônicas da Era Lula (2012), Contos de Chumbo (Chiado Editora, 2015), Tintos e Contos (Penalux, 2017), O Código Locatelli (romance – Penalux, 2018), Sofrendo em Paris (crônicas – Penalux, 2018), Contos de Prata (Penalux, 2020), O Zapzap das Flores (crônicas – Penalux, 2022) e Peleias (contos – Martins Livreiro, 2022).