LIVRO LIVRE
Programação gratuita, sempre às 19h (exceto dia 03 de setembro) no Theatro Treze de Maio. Convites devem ser retirados no dia de cada evento, a partir das 14h, no site do Theatro Treze de Maio.
23 DE AGO | SEXTA-FEIRA
19h | Janine Rodrigues
Escritora, educadora, roteirista, empreendedora e empresária, Janine é fundadora da Piraporiando, organização que atua em prol da educação antirracista e de equidade de gênero em escolas e empresas.
Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ, possui 12 anos de experiência na área ambiental, tendo atuado principalmente junto a comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores. É especialista em Diversidade, ESG, Educação, Impacto, Empreendedorismo, Relações Etnicorraciais, Equidade de Gênero, Cultura Afro-brasileira e Sustentabilidade.
Autora de 7 livros, começou a escrever aos 8 anos de idade. Também é autora de quatro peças teatrais. Foi eleita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) uma das maiores lideranças em diversidade e educação da América Latina e Caribe. Considerada pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil e uma das 13 mulheres que usam a tecnologia para mudar o mundo.
24 DE AGO| SÁBADO
19h | Geni Nuñez
Geni Núñez é ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. É membro da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABIPSI). É co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” (Editora Planeta de livros, 2023) e do livro infantil “Jaxy Jatere, o saci Guarani” (Editora Harper Kids/ Harper Collins, 2023).
25 DE AGO | DOMINGO
19h | Jayme Caetano Braun – Um século de arte
Espetáculo músico-poético-audiovisual da cantora e compositora, Izabel L’Aryan, e do cantor, compositor e musicista, Renato Fagundes, que convidam o declamador Pedro Jr., e grupo. É constituído de canções musicais e poemas de Jayme Caetano Braun e parceiros para homenagear este grande poeta e pajador gaúcho no ano de seu centenário (2024).
Convidados especiais: Daniel Torres e Laura Guarany
Músicos do espetáculo: Violão –Matheus Kromnennauer, Violão – Antonio Flores, Contrabaixo – Miguel Tejera, Acordeon – Paulinho Goulart, Bateria – João Bauken
26 DE AGO | SEGUNDA-FEIRA
19h | Debate da obra O Avesso da Pele
GRUPO DE LEITURA LER O BRASIL
O Grupo de Leitura analisa a obra a partir do ponto de vista histórico e psicanalítico, pois temos, como membros profissionais da área da “psique”, o que contribui para a melhor compreensão do livro, mas acima de tudo, para o entendimento das dores e traumas que carregamos em virtude do racismo. Racismo dói! Racismo mata!
Participantes: Daniela Silva Santos, Ivi, Kalu, João Heitor, Nilva Nascimento e Maria Rita.
27 DE AGO | TERÇA-FEIRA
** Sessão com intérprete de Libras
19h | Zeca Baleiro
Natural de São Luís do Maranhão, Zeca Baleiro é cantor e compositor que ficou conhecido pela sua mistura de ritmos e referências musicais diversas. Em 2021, foi premiado com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com “Canções d ́Além-mar”, álbum em que homenageia autores portugueses. Artista plural, vem se dedicando também à literatura, ao cinema e ao teatro. Entre os livros estão “Casos curiosos de bichos falantes” e “A vida é um souvenir Made in Hong Kong”. Escreveu o musical “Quem tem medo de Curupira?” e compôs trilhas para dança (“Mãe Gentil”, “Bicho Solto Buriti Bravo”, “Cubo” e “Geraldas e Avencas”), teatro (“Lampião e Lancelote”, “Roque Santeiro” e “A Carruagem de Berenice”) e cinema (“Carmo”, “Oração do Amor Selvagem”, “2”, “Tarsilinha” e “Achados não Procurados”).
28 DE AGO | QUARTA-FEIRA
** Sessão com intérprete de Libras
19h | Marcos Petry
Tem rodado o Brasil ministrando palestras que abordam o aprendizado do autista e o modo
como enxerga e vivencia o mundo a sua volta, com a palestra “Autismo na Visão de um Autista”, além disso tem participado de seminários de educação especial, onde promoveu trocas de experiências e compôs rodas de conversa, principalmente voltadas a professores. É escritor, com quatro obras publicadas “Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres” (2016), “Memórias de um Autista por Ele Mesmo”, e “Memórias de um Autista II” (2018), onde conta um pouco do processo de descoberta do autismo, a aceitação e a superação dos limites. Este ano lançou “Muito Prazer, eu Sou Autista”, para conscientizar e informar pais e professores sobre o dia a dia e as potencialidades do indivíduo autista.
29 DE AGO | QUINTA-FEIRA
** Sessão com intérprete de Libras
19h | Socorro Acioli
Nasceu em Fortaleza, Ceará. É professora, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Estudos de Literatura. Acredita na leitura, na literatura e na educação como pontos centrais para a vida. Escreve para crianças, jovens e adultos. Foi a única brasileira aluna de Gabriel García Márquez na oficina “Como contar um conto” em 2006. O livro iniciado nesse curso, “A cabeça do santo”, foi publicado no Brasil, nos Estados Unidos, na Inglaterra, na França e, em 2023, no México e na Itália.
30 DE AGO | SEXTA-FEIRA
19h | 17ª Sina Poética com autores e colaboradores da Rede Sina
A Sina Poética é um sarau de poesia, idealizado e produzido por Melina Guterres (Mel Inquieta), jornalista e fundadora da Rede Sina. A primeira edição foi realizada em Santa Maria em 2018, mas o sarau já teve edições também em Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro. Nele participam escritores, artistas, amantes da literatura em geral. As edições mantêm seu tradicional microfone aberto para quem quiser participar. As inscrições são na hora. Mais sobre: https://redesina.com.br/sinapoetica/
31 DE AGO | SÁBADO
19h | Sereno Canto com Thiago Ramil
O espetáculo “Sereno Canto”, idealizado por Thiago Ramil, recebe ao palco dois contadores de histórias – ambos convidados da primeira série de podcast do projeto – apresentando no palco contos regionais e estórias inéditas. A estética e sonoridade de Sereno Canto valoriza o ato de embalar, cantarolar e criar universos para a preparação para o dormir. Com isso, o Acalanto torna-se uma ferramenta sensível e eficaz no tratamento de questões relacionadas à saúde mental de pessoas de todas as idades, como ansiedade e distúrbios do sono. Voltada para o sossego e a calma, a atividade do show é livre para todos os públicos, com indicação para a infância e juventude. Com ambientação intimista, o intuito é provocar relaxamento e reflexão.
01 DE SET | DOMINGO
19h | O Maestro e a Orquestra, o CEO e a Empresa – concerto com Dilber Alonso
Um espetáculo que conta a história do surgimento da figura do “Maestro” na frente de Orquestras, com obras que vão da renascença à música contemporânea. A apresentação tem um personagem importante que merece uma homenagem com a estreia de uma música que ilustra seus mais de 40 anos de dedicação ao ensino, a performance e a Orquestra de Santa Maria: o maestro, professor e músico Ênio Guerra. Uma música composta exclusivamente para esse momento, um poema sinfônico que ao final da estreia da obra, o homenageado receberá uma batuta, as partituras e a carta de homenagem da Feira do Livro.
02 DE SET | SEGUNDA-FEIRA
19h | Arthur de Faria – Biografias musicais: Elis Regina e Lupicínio Rodrigues
Arthur de Faria é músico, arranjador, compositor, produtor de discos, pesquisador e doutor em literatura brasileira pela UFRGS com tese sobre Lupicínio Rodrigues. Com uma vasta
vivência artística, escreveu músicas para a sétima arte, assina trilha sonora de espetáculos teatrais e de dança, produziu 30 discos e participou de 40 CDs e DVDs como instrumentista e/ou arranjador.
Publicou uma dezena de trabalhos. Entre eles o livro-com-CD Um Século de Música no RS, mais livros-CDs sobre Elis Regina, Lupicínio Rodrigues e Carlos Gardel para coleções da Folha de São Paulo, e os livro Elis, Uma Biografia Musical (2015), Porto Alegre, Uma Biografia Musical – Volume I (2022) e Lupicínio, Uma Biografia Musical (2023). Tem ministrado cursos e palestras sobre música brasileira no Brasil, Argentina e Uruguai há 25 anos (inclusive na especialização em literatura brasileira da UFRGS).
03 DE SET | TERÇA-FEIRA
** Sessão com intérprete de Libras
19h30 | Daniel Munduruku
Escritor e professor paraense, pertencente ao povo indígena Munduruku. Autor de 57 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos. É Graduado em Filosofia e tem licenciatura em História e Psicologia. Tem Mestrado e Doutorado em Educação pela USP e Pós- Doutorado em Linguística pela UFSCar.
Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, Prêmio Jabuti CBL – Câmara Brasileira Do Livro (2004 e 2017); Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2010) e Prêmio para a Promoção da Tolerância e da Não Violência – UNESCO. Em 2021 foi condecorado pela OAB/SP como personalidade literária. Muitos de seus livros receberam selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Ativista engajado no Movimento Indígena Brasileiro, reside em Lorena (SP) desde 1987. Na cidade, é Diretor Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. Também é membro fundador da Academia de Letras de Lorena. Foi cofundador da primeira livraria online especializada em livros de autores indígenas e promove, há 20 anos, o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas no Rio de Janeiro em parceria com a FNLIJ. Em 2021 concorreu à Cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras. Em 2022 foi agraciado com o prêmio de empreendedor social pelo Governo do Estado de São Paulo.
04 DE SET | QUARTA-FEIRA
19h | O curta “Cadê a nota?”
SINOPSE: Após perder o dinheiro da feira, Júlia vive uma verdadeira odisseia para recuperar sua perda. Em um curto espaço de tempo, a nota perdida é capaz de transitar por diferentes ambientes e protagonizar as mais inusitadas situações.
Direção: Gelton Quadros
05 DE SET | QUINTA-FEIRA
19h | Mariana Salomão Carrara
Mariana Salomão Carrara é paulistana, escritora e Defensora Pública, nascida em 1986. Tem publicados, entre outros, os romances “Se deus me chamar não vou” (Editora nós, 2019, entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti 2020, em Romance Literário), “É sempre a hora da nossa morte amém” (Editora Nós, 2021, finalista do Prêmio São Paulo 2022 e entre os 10 indicados ao Jabuti 2022) e “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia, junho/2022, Vencedor do Prêmio São Paulo 2023, Melhor Romance do Ano). Em breve, lança pela Todavia o romance “A árvore mais sozinha do mundo”, ambientado no interior do Rio Grande do Sul.
06 DE SET | SEXTA-FEIRA
19h | Milho Verde com poesia
Milho Verde é uma banda santa-mariense que apresenta sucessos atemporais e novidades do forró, baião, xote e outros ritmos regionais brasileiros. O baile do Milho Verde é o pé-de-serra da Boca do Monte. A banda é uma junção de artistas da cidade (Juliet Castaldello – triângulo e voz; Erick Correa – acordeon e voz; Yuri ML – violão e voz; e Guingo Freire – zabumba) e surgiu no começo de 2022, estreando nas festas juninas. No Livro Livre, unirá música e poesia, incluindo nomes indispensáveis da literatura e pérolas do nosso cancioneiro.
07 DE SET | SÁBADO
19h | Hique Gomez
Hique Gomez é um artista reconhecido dentro da produção musical brasileira. Junto com Nico Nicolaiewsky, marcou três décadas de apresentações pelo território nacional com seu espetáculo Tangos e Tragédias, agraciado com o Prêmio Açorianos pelo conjunto de sua obra, a Medalha de Porto Alegre e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, e Prêmio de Júri Popular no Festival de Almada (Portugal). Ao longo de sua carreira Hique Gomez tem ocupado espaços importantes da TV brasileira assim como importantes artes performáticas brasileiras, como Auditório Ibirapuera (São Paulo), Teatro Guaira (Curitiba), Theatro São Pedro (Porto Alegre). Também compartilhou o palco com artistas como Pitty, Paralamas do Sucesso, PatoFu, incluindo uma participação em um espetáculo de Rita Lee. É autor do livro autobiográfico “Para Além da Sbornia”.