Livro Livre 2025
Programação gratuita, sempre às 19h, no Theatro Treze de Maio. Convites devem ser retirados no dia de cada evento, diretamente na bilheteria, na Praça Saldanha Marinho, s/n° (Centro). Exceção: os ingressos para o bate-papo com Jessé Souza devem ser retirados na Sedufsm (Rua André Marques, 665 – Centro), até o dia 30 de agosto.
06 DE SET | SÁBADO
19h | ESPETÁCULO INCIDENTE EM ANTARES
Em comemoração aos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo, o Grupo Cerco realiza a remontagem do espetáculo teatral Incidente em Antares, a convite da Feira do Livro de Santa Maria. A montagem marca também os 17 anos de trajetória do grupo, reconhecido por seu trabalho coletivo, linguagem cênica própria e forte presença na cena teatral do Rio Grande do Sul. Baseado na segunda parte do clássico romance de Erico Verissimo, o espetáculo transporta o público para a fictícia cidade de Antares, no interior gaúcho, às vésperas da ditadura militar. Em praça pública, revelações sobre a hipocrisia, a corrupção e a podridão da elite local vêm à tona, num retrato mordaz e ainda atual da sociedade brasileira.
Com direção de Inês Marocco e adaptação cênica assinada pelo Grupo Cerco, a montagem recebeu importantes reconhecimentos, como: Prêmio Braskem em Cena de Melhor Espetáculo e Prêmio Açorianos de Teatro de Melhor Trilha Sonora. Duração: 2h15. Classificação: 14 anos.
Confira o que já rolou no Livro Livre em 2025
05 DE SET | SEXTA-FEIRA
19h | THIAGO LACERDA
O Capitão Rodrigo Cambará é uma das figuras mais marcantes do romance O Continente, primeiro volume da tetralogia O Tempo e o Vento, escrita por Erico Verissimo. Neste bate-papo, o ator Thiago Lacerda que interpretou o personagem no filme O Tempo e o Vento, lançado em 2013 e dirigido por Jayme Monjardim, e na segunda versão da minissérie com o mesmo nome, que foi exibida pela TV Globo no ano de 2014, faz uma leitura de passagens da obra de Erico Verissimo e conta como a sua atuação marcou a retomada desse personagem icônico na memória popular, especialmente para as gerações mais jovens. Participação e condução do bate-papo: Fernanda Verissimo, presidente da Associação Literária Erico Verissimo.
04 DE SET | QUINTA-FEIRA
19h | MULHERES EM MOVIMENTO
Show de lançamento do EP de músicas autorais do projeto Mulheres em Movimento, protagonizado pelas cantoras Daiane Diniz, Gisele Guimarães, Paola Matos e Tiane Tambara. Direção: Mulheres em Movimento. Classificação: Livre.
03 DE SET | QUARTA-FEIRA
19h |VITOR RAMIL SOLO
Compositor, letrista, cantor e escritor brasileiro, Vitor Ramil é autor de doze álbuns. Autor de música e letra da maior parte de seu repertório, Vitor também musicou e gravou poemas de Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Angélica Freitas, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Joãozinho Gomes, António Bótto, Allen Ginsberg, Juca Ruivo, Arnaut Daniel e Emily Dickinson; compôs em parceria com Chico César, Jorge Drexler, Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro e André Gomes, entre outros parceiros; e versionou cinco canções de Bob Dylan e uma de Xöel Lopez. Em outubro de 2024, Vitor Ramil lançou um novo álbum, inteiramente dedicado à poesia de Paulo Leminski. No momento, Vitor escreve o ensaio A estética do frio, com lançamento previsto para 2025.
02 DE SET | TERÇA-FEIRA
19h30 | ERICO – SOLO DE CLARINETA (PRIMEIRO MOVIMENTO)
As memórias de Erico Verissimo narradas num tom de romance confessional em seu Solo de Clarineta trazem toda a riqueza de sua capacidade de observar a própria vida desde muito cedo. Entrelaçada aos dramas familiares que lhe marcaram e a formação do artista-escritor-ser social que atingiu o auge em sua redescoberta do RS com O Tempo e o Vento. E que agora, diante desse espelho/espetáculo questiona a própria finitude sem jamais perder o tom espirituoso e bem humorado de suas narrativas. Grupo/Cia: Companhia de Teatro Íntimo (RJ). Direção: Renato Farias. Elenco: Rafa Sieg. Classificação: Livre.
01 DE SET | SEGUNDA-FEIRA
19h | EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO VERÔNICA
Verônica. Uma mulher que não veio para o mundo a passeio. Mãe para muitas meninas, divertida e empreendedora, encontrou nas próprias vivências uma maneira de ajudar outras mulheres que chegavam em Santa Maria, vindas de diversos lugares do Brasil e que também sobreviviam ao preconceito diariamente. Com a sua visão e muita mão na massa, criou um dos poucos alojamentos para mulheres trans do país, um espaço de acolhimento e abrigo, um lar. Direção: Heitor Leal. Produção: Alice Bollick e TV OVO.
31 DE AGO | DOMINGO
19h | EVELÍNY: MAMÃE I LOVE YOU
Da onde viemos? De onde vem nosso alimento? Qual foi a tua primeira cama macia? Celebrar a natureza é descobrir o que temos de sincero dentro de nós. No show, Evelíny e a Banda Magnética apresentam a música autoral da cantora, e tocam e compartilham o prazer de serem criadores e músicos através de uma música carregada de sinceridade, comicidade, ironia em prol da voz da mãe Terra, da mãe preta, da mãe chuva, da mãe útero, mãe livre, no amor pela busca dos seus prazeres e alegrias da vida. O Show Mamãe I Love You é como um alimento em especial, como um lindo brilhar ao comer uma laranja no sol com o estado de presença plena no presente.
30 DE AGO | SÁBADO
19h | BATE-PAPO COM JESSÉ SOUZA (SEDUFSM NA FEIRA)
Sociólogo, escritor e pesquisador brasileiro, Jessé é doutor em Sociologia pela Uni Heidelberg, Alemanha e pós-doutor em Filosofia e Psicanálise na New School for Social Reasearch, New York (EUA). Livre docência em sociologia Uni Flensburg, Alemanha. Tem mais de trinta livros publicados, dentre eles os bestsellers como A elite do atraso, Como o racismo criou o Brasil, O pobre de direita, A ralé brasileira e o Brasil dos Humilhados.
29 DE AGO | SEXTA-FEIRA
19h | NOITE DO PATRONO
O Patrono da 52ª Feira do Livro, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, apresenta ao público um momento poético musical com a interpretação das suas poesias, em paralelo com a apresentação de músicas premiadas em diferentes festivais. Natural de Santiago do Boqueirão (RS), Athos Miralha construiu uma trajetória distinta entre a engenharia e a literatura. Engenheiro civil de formação e funcionário aposentado da Caixa Econômica Federal, dedicou-se paralelamente à escrita, consolidando-se como um dos grandes nomes da literatura gaúcha contemporânea. Autor prolífico, Miralha possui um vasto repertório literário, com obras que transitam entre crônicas, poesias, contos e romances.

28 DE AGO | QUINTA-FEIRA
19h | SHOW: TUDO A SEU TEMPO – SANDRO CARTIER
O espetáculo Tudo a Seu Tempo marca uma nova fase na carreira de um artista gaúcho com mais de 30 anos de trajetória na música. Conhecido por sua atuação como percussionista, ele agora revisita suas origens como compositor, violonista e intérprete, reafirmando sua versatilidade e maturidade artística. Fruto de um processo criativo iniciado durante a pandemia, com o projeto Ao Redor do Meu Umbigo, o trabalho transforma o isolamento vivido naquele período em expressão musical carregada de emoção e intensidade. Com autenticidade, o artista retoma sua essência e apresenta um repertório autoral que transita entre lirismo e potência.
27 DE AGO | QUARTA-FEIRA
19h | ESPETÁCULO BAILEI NA CURVA
Bailei na Curva mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua, em abril de 1964. Como pano de fundo, impõe-se uma forte realidade. Um golpe militar num país democrático da América Latina. A peça desenha, ao mesmo tempo, um quadro divertido e implacável da realidade. Divertido sob o ponto de vista da pureza e ingenuidade das personagens que, durante sua trajetória, enfrentam as transformações do final da infância, adolescência e juventude. E implacável, graças às consequências de um Golpe Militar que vai refletir na vida adulta destes personagens. Em 2024, o espetáculo completa 41 anos em cartaz, sendo a peça mais longeva do teatro gaúcho. Produção: Kômicco Teatro de Repertório. Direção: Julio Conte. Duração: 120 min. Classificação: 12 anos.
26 DE AGO | TERÇA-FEIRA
19h | É MANSO MAS MORDE – A MÚSICA DE NICO NICOLAIEWSKY
Na pandemia, o músico Arthur de Faria ganhou de presente o computador do velho amigo, falecido em 2014. Nele, encontrou um acervo gigante de material, incluindo muitas músicas inéditas – Nico só lançou dois discos de suas canções, um deles co-produzido por Arthur, e era muito mais conhecido pelo espetáculo Tangos & Tragédias (quase 30 anos em cartaz) do que por seu trabalho solo ou mesmo pela banda que teve na virada dos anos 1970 para os 1980, Musical Saracura, que fez imenso sucesso no Rio Grande do Sul.
Organizando o material, Arthur decidiu-se pelo óbvio: um show com esse repertório. Tem músicas inéditas – como a instrumental Chopinhando -, canções que foram tocadas em shows, mas nunca gravadas – como Bela Baila e O Barco (do repertório do Musical Saracura, do qual Nico fazia parte) e hits, como Só Cai Quem Voa ou Feito Um Picolé no Sol. No show, Miriã Farias no violino e coros, Áurea Baptista na voz e coros e Arthur de Faria na voz e piano. Direção: Arthur de Faria. Elenco: Arthur de Faria, Miriã Farias e Áurea Baptista. Classificação: livre.

25 DE AGO | SEGUNDA-FEIRA
19h | NELSON MOTTA
Bate-papo sobre os 80 anos de Elis Regina com o compositor, escritor, jornalista e produtor musical Nelson Motta. Profissional que testemunhou e influenciou tudo o que aconteceu na música a partir do surgimento da Bossa Nova. É autor de centenas de músicas em parcerias com Lulu Santos, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Marisa Monte, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Erasmo Carlos, João Donato e a banda Jota Quest. Mediação: Arthur de Faria.
“Ter produzido três LPs, diversos programas de televisão, e ter sido muito próximo de Elis, é um grande privilégio que não basta curtir, é preciso compartilhar. Desde que partiu, Elis só fez crescer na cultura e no coração dos brasileiros, e, a cada nova cantora que aparece, ela está cantando cada vez melhor”. (Motta, Nelson)

24 DE AGO | DOMINGO
19h | PAINEL: VIDA E OBRA DE ERICO VERISSIMO
O painel “Vida e Obra de Erico Verissimo” convida o público a mergulhar na trajetória de um dos maiores escritores brasileiros. Por meio de fotos, vídeos e reflexões sobre sua produção literária — com destaque para os livros infantis —, a atividade explora como a vida do autor se entrelaça com sua ficção. A atividade será mediada pelos professores e escritores Gerson Werlang e Pedro Brum que conduzirão uma conversa sobre os bastidores da escrita, os projetos de roteiros, o poder das palavras e a importância da leitura para transformar e compreender o mundo.

23 DE AGO| SÁBADO
19h | LETÍCIA WIERSCHOWSKI – A ALEGRIA DA ESCRITA
A escritora Letícia Wierschowski participa de uma conversa com o público abordando carreira e aprendizados em seus 25 anos de estrada: como começou a escrever, a luta para publicar seu primeiro romance e abrir um caminho desconhecido. A Casa das sete mulheres, como nasceu e o que se tornou. As histórias reais costuradas à ficção. O que se aprende escrevendo sobre a vida? Como a vida entra nas histórias? Os projetos de roteiros, o que os livros nos ensinam e porque precisamos ler mais. A alegria da escrita e como se vingar das tristezas desta vida com personagens e palavras. Mediação: Nikelen Witter.

22 DE AGO | SEXTA-FEIRA
19h | SHOW A SBØRNIA KONTR’ATRACKA
Preparem-se para se divertir com as canções e causos sbørnianos apresentados por Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan), acompanhados pelos convidados especiais: o Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan), MenThales (Tales Melati), Pierrot Lunaire (Gabriella Castro) e participação do coral Illuminatti (Coral Illumina). Uma obra de criação e direção geral de Hique Gomez que promete conquistar a todos com seu humor refinado e narrativa única.

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.