segunda-feira, setembro 16, 2024
Feira do Livro 2024Lançamentos

Damião Santos reflete sobre liberdade em livros biográficos e de poesia

Na tarde deste sábado (07), o escritor e poeta Damião Santos lançou três livros na 51ª Feira do Livro. As obras apresentadas foram “Entre Deus e o Diabo”, “Valdoino, o Pastor da Sinaleira” e “Uma História Sem Fim”. Damião, que passou mais de 30 anos em detenção, incorpora suas experiências na escrita. Os livros, que alternam entre poesia e biografia, falam sobre a trajetória de vida e o período de encarceramento. 

O autor já publicou quatro livros até o momento. Em “Uma História Sem Fim”, ele explora sua própria trajetória autobiográfica, enquanto também reflete sobre o sistema jurídico, penal e social. A escrita tornou-se para Damião um meio de expressão. Um tema central em suas obras é a questão da liberdade, em um trecho, o autor reflete sobre a sensação de perda da liberdade, mesmo após ter deixado a prisão.

“Você pode até conseguir sair da cadeia, mas a cadeia jamais sairá da vida de quem esteve nela um dia. É um maldito casamento para o resto da vida, o legitimo até que a morte os separe (…) Uma vez preso, liberdade, isso não te pertence mais”, comenta o escritor. 

Nas obras “Poesias e Devaneios de um Poeta”, escrita durante o tempo em que teve restrita a liberdade, e “Entre Deus e o Diabo”, Damião Santos oferece poesias que convidam o leitor à reflexão. “Gosto muito de poesia porque é concisa e acessível. Utilizo a poesia como uma ferramenta para provocar o pensamento das pessoas“, explica o autor.  

Um dos seus lançamentos mais recentes é “Valdoino, o Pastor da Sinaleira”, uma biografia dedicada a o amigo e pastor. Damião observa que suas histórias têm semelhanças, mas com diferenças marcantes. “É uma história de superação, semelhante a minha, mas a diferença é que ele tomou um rumo diferente e deu uma reviravolta na própria vida e eu ainda estou tentando mudar a minha”, analisa o escritor.

Durante o lançamento, Valdoino Machado, o protagonista do livro, esteve ao lado do escritor. O pastor enfatizou a relevância da obra e falou sobre o impacto significativo que a escrita de Damião tem causado.

“Anos atrás, eu estava preso ao vício das drogas e li o livro ‘Bom Dia, Espírito Santo’, que foi fundamental para minha recuperação. Agora, há 15 anos, estou livre do vício e senti que precisava de um livro sobre minha própria história para ajudar os outros. Este livro tem contribuído para o evangelismo dentro das prisões”, relata Machado. 

Damião realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022 e ingressou no curso de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No entanto, teve que enfrentar uma batalha para garantir seu direito de frequentar a faculdade e houve demora na decisão judicial. Neste ano, ele tem assistido às aulas. O livro “Uma História Sem Fim” foi lançado também na tenda da UFSM. 

“Além de ir para aprender eu vou ensinar. Eles têm parado para me ouvir e ouvir a minha história. Já me disseram ‘é a primeira vez que a universidade para pra ouvir um preso’. Esse reconhecimento é o que mais me orgulha”, concluiu o autor. 

Foto e Texto: Heloisa Helena Canabarro (Mtb: 21.562)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa