A LOCOMOTIVA PERCORRE A CIDADE

A Feira do Livro recebeu, no fim da tarde desta quarta-feira, o lançamento do livro O fantasma de ferro. A obra, escrita por Mario Luiz Trevisan e ilustrada por Nathalie Coelho Crispin, foi vencedora do Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas, realizado pela Academia Santa-Mariense de Letras.

O exemplar faz com que o leitor embarque em uma viagem na companhia de fantasminhas que conduzem a locomotiva, exposta em frente à Biblioteca Municipal, a diferentes pontos históricos da cidade, além de relembrar uma época em que a estação férrea era grande protagonista do município.

O autor revela que, durante a criação do livro, pensou em escrever uma história que não fosse comum. “Eu lembrei que a locomotiva estava deixada de lado e resolvi homenageá-la, ao meu pai e a todos os ferroviários também” confidencia Mario.

Nathalie é estudante de desenho industrial na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e ilustradora do livro. Ela relata que ao ler a história achou que os personagens deveriam ter uma aparência divertida e tentou traduzir em ilustrações o que o autor queria contar na história.

A ilustradora ainda manifesta o desafio de representar a cidade, “Foi meu primeiro livro ilustrado e foi muito prazeroso fazer. Ainda tinha toda a questão de trabalhar a cidade e eu cresci aqui e tinha esse contato, então representar foi muito importante para mim”.

Fantasma

Texto elaborado pela acadêmica de Jornalismo/UFN Mariama Granez

Foto da Acadêmica de Jornalismo Laura Gomes /LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)