A TV OVO FAZ ANIVERSÁRIO E PRESENTEIA O PÚBLICO DA FEIRA

A TV Ovo, que completa 20 anos em 2016,  apresentou  na noite deste sábado, 7 de maio, dois documentários na Feira do Livro. O primeiro  Livros e Literatura, com direção de Alice Bollick, faz parte do projeto Cena Cultural, que aborda os segmentos literários da cidade. O curta celebra a memória de grandes autores santa-marienses, como Prado Veppo.

Já o segundo, Boca do Monte, busca retratar a realidade do distrito de Santa Maria. O documentário faz parte do projeto Por onde passa a memória da Cidade. “O documentário retrata o interior da cidade, a identidade multifacetada, a questão de ser um local de passagem e os indígenas”, relata a diretora Neli Mombelli.  Para contar a história do distrito foram feitas entrevistas com os moradores e registradas imagens da comunidade.

A professora Waléria Fortes de Oliveira conta que chamou sua atenção o documentário mostrar que a Boca do Monte está abandonada. “Isso dá uma dimensão de que a região é mais que apenas Santa Maria”, comenta. Os relatos dos moradores rurais dão visibilidade ao artesanato como forma de trabalho e vida, segundo Waléria. “O que me impressiona é como ele mostrou que a cidade não tem diálogo com outros distritos, e somente olha para a área urbana”, conta seu marido, Luís Carlos Valerio. O curta também aborda as potencialidades econômicas do distrito. Todos os projetos são financiados pela Lei de Incentivo à Cultura.

FOTOS JULIANO DUTRA PAUTA TV OVO

Assessoria de Imprensa – UNIFRA
Texto: Acadêmica de jornalismo Amanda Souza.
Foto: Laboratório de Fotografia e Memória/Juliano Dutra.
Professor responsável: Bebeto Badke (MTB 5498).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *