A MENINA VINDA DE SATURNO ESTEVE NA PRAÇA

Márcio Brasil é jornalista, apaixonado por astronomia que estava em busca de uma nova história diferente para contar para suas filhas em casa.  Resolve,  então, contar a história de uma menina chamada Ariel. A realidade desta menina é diferente de todas as crianças do planeta Terra: é filha de astronautas, tem um robô chamado Isaac como seu tutor, nasceu na órbita de Saturno e é fascinada por nosso planeta.

Márcio é apaixonado por astronomia e resolveu contar e ensinar um pouco deste fascinante e mágico universo para as crianças. O nome Ariel foi escolhido por uma de suas filhas que usou a princesa sereia como referência por também ter fascínio com a terra, ainda que de um ponto de vista diferente. “Durante a pesquisa, acabei descobrindo que, a realidade, Ariel também é uma das luas de Urano”, revela o autor.

Este é apenas uma das inúmeras referências feitas por Márcio Brasil em seu livro e o autor parece gostar bastante desta brincadeira. O nome do robô reprogramado que auxilia a menina em seu aprendizado remete ao astrônomo Isaac Azimov. A trilha sonora que Ariel escuta faz referência a grandes bandas internacionais e as músicas fazem algum tipo de menção ao espaço sideral.

Ele ensina sobre a vastidão do universo aos olhos de uma criança que está lá, vivendo de forma diferente e impensada para a maioria das crianças na terra. Enquanto as crianças sonham com o espaço sideral e suas infinitas possibilidades para a imaginação, Ariel mostra que a Terra também tem essa magia e espera que o planeta tenha uma “vida longa e próspera”.


Texto elaborado pela acadêmica Bibiana Campos / Jornalismo UFN – Universidade Franciscana
Foto: Juiliana Brittes / Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (Mtb: 5498)