domingo, agosto 10, 2025

Espetáculos Infantis 2025

 

Dia 23

15h

O Leão na Sala de Aula 

Dois atores abrem caixas revelando memórias, algumas vividas outras inventadas. Um leão em fuga, um inseto herói que usa óculos, a triste história de um carrinho de bombeiros e um avental bordado, um monstro que mora num buraco na parede, fotos antigas, lembranças alegres, outras nem tanto…Desse relicário surgem brincadeiras de infância, relações de amizade, confronto com seus medos, viagens pelo imaginário, situações de bullying, e outras experiências.  Grupo: Cia. Gatelupa. Direção e elenco: Gustavo Muller e Evandro Soldatelli. Classificação livre

 

Dia 24

15h

Barquinho de Papel

O espetáculo conta a história de Nina e seu cão Timão que partem do Chuí em uma aventura a bordo de um “barquinho de papel” e vão até o Oiapoque. Durante a viagem, eles buscam uma fonte de água pura que lhes permita purificar toda a água suja e poluída no mundo. Porém, eles se deparam com situações desagradáveis pelo caminho. Grupo: Alecrim Arte Música. Direção: Camila Borges. Elenco: Marcelo Schmidt e Camila Borges. Classificação livre

 

Dia 25

14h30

“Suzinho e sua Banda de um homem só”

O espetáculo é uma apresentação artística onde “Car Tchê” conta a história de como Suzinho, um sujeito muito curioso pelos sons do mundo, montou um kit instrumental com materiais alternativos e/ou reciclados. Durante a contação da história, ele toca os instrumentos e interage com o público, transformando este acontecimento em um grande momento musical educativo. Produção: Núcleo Repercussão Produções Artísticas. Elenco: Sandro Cartier. Direção executiva: Alessandra Diettrich. Classificação livre.

 

Dia 26

14h30

Memórias de Céu e Terra

Zoé e Josias, dois amigos pescadores, encontram-se na beira do rio com suas redes de pesca, no meio da tarefa relembram e vivem lendas que escutaram de suas avós e avôs. As histórias são baseadas em trechos do livro Memórias do Fogo do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que contam as origens míticas dos povos da américa latina. Grupo Atreva-se Companhia de Teatro. Direção – Zezé Vivian e Karina Maia Dick. Elenco – Zezé Vivian e Karina Maia Dick. Classificação livre.

 

Dia 28

14h30

Em busca da Amazônia

Entre buzinas, fumaça e gigantes estruturas de metal, quatro animais cansados da vida na cidade decidem buscar um novo começo na selva — mais precisamente, na Amazônia. Gil, o Bugio aventureiro; Bela, a cadelinha idosa e afetuosa; Rita, a caturrita sonhadora; e Alpar, um gato artista de intenções duvidosas, embarcam nessa jornada. Mas, ao chegarem, descobrem que até mesmo a floresta está mudando. E agora — o que farão para entender essa nova realidade e ajudar a bicharada? Grupo: Contra-Regras. Direção: Miriam Benigna. Elenco: Fernanda Florence, Lufe Duarte, Natália de Souza, Pedro Diana. Classificação livre

 

Dia 29

14h30

Passageiros da Alegria

Divo Minuano e Pirulício Passo das Tropas são dois Palhaços fracassados que, pela falta de alegria, faliram o Circo Retalhos. Na busca pela alegria perdida, os dois embarcam como Passageiros em uma viagem cheia de aventuras, histórias não contadas e músicas não ensaiadas. Cia. Retalhos de Teatro. Atores, autores e diretores: Helquer Paez e Julio Cesar Aranda. Classificação livre.

 

Dia 30

15h

Contos de Ananse

Itã, Orin, Oriki e Ijó, quatro contadores de histórias percorrem o mundo contando histórias ancestrais da África através da palavra, do canto, da música e da dança. A primeira história contada é de como Ananse, o primeiro contador de histórias, libertou as histórias no mundo. A segunda conta a história de como duas crianças gêmeas, os Ibejis, venceram Iku, a morte, com música! Cia: Atreva-se Cia de Teatro. Direção: Marcos Caye. Elenco: Thayná Máximo, Gelton Quadros, Bruno Schultz, Victória Leal. Classificação livre

 

Dia 31

15h 

Jardim de Luz

Ao pé de uma colina vivia a vigia da Bola Dourada. Ela era a Tecelã da Natureza e sua tarefa era polir a Bola e mantê-la brilhando. Porém, com a chegada do Rei Não-se-importa e a destruição do Jardim pela busca do ouro, foi ficando cada vez mais difícil tecer o pano macio da Natureza usado para polir a Bola Dourada, e ela foi aos poucos virando uma Bola Cinza e Opaca… E agora? O que fazer para ela voltar a brilhar? Um desafio para pensarmos e agirmos coletivamente. Cia Teatro de Bolso. Direção: coletiva. Elenco: Daniela Varotto, Luise Scherer e Renata Schüler. Classificação livre.

 

Dia 1º

14h30 – E agora?

Dois personagens mascarados vivem suas individualidades até serem confrontados com a necessidade de conviver, compartilhando espaços e experiências. Com uma linguagem cênica que mistura o absurdo e o humor, o espetáculo explora as sutilezas das relações humanas, investigando a comicidade corporal e o poder expressivo das máscaras. Surge, assim, um universo em que o jogo revela a complexidade e o encanto do encontro com o outro. Grupo Tantãn. Direção: Elcio Rossini. Elenco: Guilherme Bueno e Giovan Rodrigues. Produção: Raquel Guerra e Edu Souza. Classificação livre.

 

Dia 02

14h30 

Contos de Folha e Flor

Em um universo colorido, com cantigas e brincadeiras, vamos descobrir a importância do cuidado, do respeito e da confiança. Uma aventura cheia de afeto, coragem e sabedoria. Grupo: Teatro Por Que Não? Elenco e direção: Juliet Castaldello e Luiza de Rossi. Classificação livre.

 

Dia 03

14h30 

Circo de Umbigo

O espetáculo é inspirado pelo circos de lona e tem o formato clássico de “variété”, com números circenses variados que transitam pela palhaçaria, malabares, roda cyr, música e bambolês. Por meio do humor e do encanto do universo circense, o espetáculo toca questões sociais relacionadas à diversidade, empatia e gênero de forma leve e sensível, retomando alguns dos temas e vivências construídos ao longo do período das oficinas, como o tabu menstrual, por exemplo, que é abordad0 de forma sutil e cômica. Cia Umbigo de Bruxa. Direção: Natália Dolwitsch. Elenco: Camila Matzenauer, Rafaela Ferrão, Tiago Teles. Classificação livre

 

Dia 04

14h30min 

O Visconde de Terralba 

Há muito tempo, o visconde Medardo de Terralba teve seu corpo partido ao meio em uma batalha. Anos depois, suas metades foram [re]unidas por um famoso doutor. Mas o visconde não ficou tão unido assim… Agora, a personalidade de Terralba está dividida: ora é bom, ora é mau; e sempre está confusa sobre o que realmente é. Em O Visconde de Terralba a plateia interage e acompanha a inusitada jornada deste nobre personagem dividido na busca de pistas do único médico que pode curá-lo. Atuação: Geison Sommer. Direção: Anderson Martins. Classificação livre. Produção: Teatro Por Que Não?

 

Dia 05

14h30min

“KATUPIRY PALHASHOW”

O peculiar Palhaço Katupiry, tem como principal incumbência a limpeza meticulosa do cenário circense. Mas sua jornada se revela uma comédia de erros quando sua atenção é constantemente desviada pelas distrações modernas, especialmente pelas redes sociais em seu celular. Enquanto ele tenta cumprir sua tarefa sob o olhar atento e repreensivo de seu chefe, o Palhaço Katupiry se vê enredado em situações cada vez mais absurdas. O que era para ser uma simples rotina se transforma em um espetáculo hilário e cativante, garantindo risos e reflexões sobre as dificuldades do cotidiano e a relação com a tecnologia. Direção: Felipe Mendes. Elenco: Palhaço Katupiry. Classificação livre.

 

Dia 06

15h – Praça Saldanha Marinho

“Borogodó”

Borogodó é um espetáculo de palhaçaria inspirado nos artistas circenses mambembe. Tudo começa com a chegada do circo Borogodó, de um palhaço só. A carroça puxada pelo triciclo trás a tradicional lona, os aparelhos e os figurinos que irão fazer o espetáculo acontecer. Depois disso … ah! depois disso só vendo. Palhaço e criador: Tiago Gonçalves Teles. Direção: Leonardo Roat. TGT Produções Culturais.