domingo, agosto 10, 2025

Exposições e outras atividades

 

NAVE DE HISTÓRIAS
De 25 de agosto a 06 de setembro na Praça Saldanha Marinho
Horário de funcionamento: das 14h às 18h30min

Uma viagem por histórias infanto-juvenis em podcast a partir de livros de autores santa-marienses. Neste ano, apresentamos contação de histórias a partir das obras de  Maria Rita Py Dutra,Onilse Noal Pozzobon e Vera Campos. 

A Nave é um projeto de extensão dos cursos de Jornalismo, Design,  Pedagogia e Letras – Português e Inglês da Universidade Franciscana (UFN).

Faixa etária: dos 4 aos 12 anos

 

CONECTA MERCADO CRIATIVO 

De 29 de agosto a 6 de setembro na Praça Saldanha Marinho
Segunda a sexta: das 13h às 19h
Sábado: das 10h às 19h
Domingo: das 13h às 19h

O Conecta Mercado Criativo é uma feira que valoriza a produção artesanal e autoral de empreendedoras do projeto Economia Criativa 2025. São cerca de 25 expositores com bolsas, semijoias, peças de decoração e itens que unem design, inovação e sustentabilidade.

 

 

EXPOSIÇÃO JUAN AMORETTI – ARTISTA ALÉM FRONTEIRAS
De 22 de agosto a 06 de setembro no Coreto da Praça Saldanha Marinho

Em homenagem à carreira do professor Juan Amoretti, a exposição apresenta fotografias de suas obras públicas. Peruano radicado em Santa Maria desde 1974, Amoretti é desenhista, pintor, escultor, muralista, retratista, restaurador e professor. Suas criações marcam avenidas, prédios e instituições com figuras que exaltam a resistência humana diante das adversidades e confrontos na busca pela liberdade. Uma mostra que celebra o legado artístico de um mestre que fez de Santa Maria seu lar.

As obras foram selecionadas a partir do projeto Juan Amoretti: Artista Além-Fronteiras, elaborado por Rodrigo Ribas em 2015. 

 

LANÇAMENTO DO PROGRAMA CIDADE EDUCADORA
1º de setembro (segunda) no Theatro Treze de Maio
Horário: das 16h30min às 17h30min
Acesso: aberto ao público.

Em 2025, por meio de Lei Municipal, Santa Maria integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e a Rede Brasileira de Cidades Educadoras (REBRACE). Uma cidade educadora deve exercer suas funções tradicionais, com vista ao desenvolvimento de todos os seus habitantes. Este Programa está alicerçado na Carta das Cidades Educadoras.

 

O TAMBOR VAI À ESCOLA
5 de setembro às 14h30 na Escola Estadual Guarani Yvyra Ijá Tenondé Vera Miri

O músico e pesquisador Sandro Cartier está à frente da iniciativa que une música, educação e cultura em uma experiência única para alunos do Ensino Fundamental. Como parte da divulgação de seu livro musical Bombo Leguero, Cartier desenvolve um projeto itinerante que percorre escolas a bordo de uma Kombihome transformada em palco