GRITO E SILÊNCIO SÃO FILHOS DA MESMA VOZ

A sexta edição do Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas premiou a história da escritora Irene Fernandes dos Santos, e as ilustrações de Joacir Dias Xavier. A partir dessa parceria, a autora e o ilustrador produziram obra a Dona Voz e seus dois filhotes. A obra, da Academia Santa-mariense de Letras, foi lançada na tarde desta terça, 2 de maio e conta a história do Grito e do Silêncio, filhos da Dona Voz.

A escritora e o ilustrador destacaram que essa obra foi a primeira de literatura infantil. Irene Fernandes dos Santos contou que a história surgiu de seu projeto Madrinha de Leitura nas escolas, onde ela, professora aposentada, realiza leituras das obras em três escolas de Santa Maria. Já o ilustrador Joacir Dias Xavier comentou que essa é a primeira vez que participa de um concurso de literatura infantil.

Em contrapartida, o ilustrador disse ter participado de diversos concursos de cartuns, nacionais e internacionais, inclusive sendo premiado. A Academia Santa-mariense de Letras já tem uma coleção infantil de seis livros, e quem ganhou das edições não poderá concorrer em uma próxima. “A academia também ajuda a divulgar esses talentos”, destaca a Presidente da Academia Santa-Mariense de Letras, Lígia Militz da Costa.

Em junho, abre o edital para a sétima edição do Concurso de Literatura Infantil Ignez Sofia Vargas. O concurso tem como objetivo valorizar e estimular a produção literária de escritores e ilustradores santa-marienses. Quem quiser se inscrever deverá enviar a sua história com a assinatura de um pseudônimo. A partir de setembro será divulgado o resultado da história. Depois da escolha da história, abrirá o concurso para a escolha do ilustrador que dará os traços da obra.

A obra tem voz de Irene e traços de Joacir.(Foto: Mariana Olhaberriet/ LABFEM-UNIFRA)
A obra tem voz de Irene e traços de Joacir.(Foto: Mariana Olhaberriet/ LABFEM-UNIFRA)

 

Texto elaborado pela acadêmica de Fernanda Gonçalves / Jornalismo – UNIFRA
Prof. responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *