PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO, 7 DE MAIO
10h –Abertura da Feira
10h30 – Contação de Histórias (Saca-Rolhas Teatro & Cia.)
14h – Lançamento de livro infantil:
- Barquinho de Papel – Raul Maxwel e Marcelo Schimidt (Ilustrações de Gabriel Coser)
14h30 – Contação de Histórias (Saca-Rolhas Teatro & Cia.)
16h – Teatro
“Invenções” (Saca-Rolhas Teatro & Cia.)
Gabi, uma menina muito esperta, resolve visitar o Sítio do Pica Pau Amarelo e encontra Pedrinho bisbilhotando o sótão, onde há uma enorme caixa. O que será que tem dentro? Brinquedos? Quinquilharias? Histórias? Invenções? O que são invenções? Uma divertida aventura onde aprendemos a importância de utilizar as invenções do homem de maneira consciente e usar a nossa capacidade inventiva para o bem.
17h – PELA FEIRA – A intervenção em dança, com oito bailarinos (a maioria mulheres) será baseada no projeto denominado “Negressência: Mulheres Cujos Filhos São Peixes”.
18h – LITERATURA POLICIAL – Antonio Cattani, com “L. Novela de Mistério”, Gulherme Cassel com“Jogo Jogado e Outras Histórias” e Rafael Guimarães, de “Tragédia da Rua da Praia” e “Dama da Lagoa”, ente outros livros.
17h –Lançamentos de livros
- Moreno Rei dos Astros a Brilhar, Querida União Familiar: Trajetória e Memórias do Clube Negro Fundado em Santa Maria, no pós-Abolição – Franciele Rocha de Oliveira, Lei do Livro, Câmara de Vereadores de Santa Maria
- Narrativa de Uma Vida em Reforma – Lucas Viera Roaratto
- Marcelo Canellas, por um Jornalismo Humanista – Sidney Barbalho de Souza
- Do Arrebatamento – Cristina Macedo
- Desconstrução do Genêro – O Plano de Naplium – Diones J.Pacheco
- Novela de Mistério– Antonio D. Cattani
- Jogo Jogado e Outras Histórias – Guilherme Cassel
- Dama da Lagoa – Rafael Guimarães
- Tragédia da Rua da Praia – Rafael Guimarães
- Os Gigantes Invioláveis – Karen Wolf
- Narrativa de uma vida em reforma – Lucas Viera Roaratto
Boca do Monte – direção de Neli Mombelli (documentário, 2015, 24′)
Boca do Monte ou Caa Yara, em Tupi-Guarani, é a origem de Santa Maria. Terra de indígenas, lugar de passagem para o caminho das Missões, campo de litígio entre os impérios português e espanhol. Mais tarde, caminho do progresso pelos trilhos do trem e de quem viajava na maria fumaça. Hoje, após um esvaziamento da paisagem rural, chácaras e casas de fim de semana, aos poucos, vão reconfigurando as transformações que o tempo deixa ao passar em direção ao amanhã.
Livro e Literatura – direção de Alice Böllick (documentário, 2015, 7′)
Uma cidade povoada por histórias das mais distintas vertentes. Desde a estante de uma casa ou de uma livraria, até as estantes de uma feira, livros habitam Santa Maria e constroem suas histórias pela ponta do lápis, pelas teclas da máquina de escrever o do teclado de escritores que aqui se inspiram e invocam sua imaginação.