HOMENAGEADOS SE MANIFESTAM NA CERIMÔNIA DE LANÇAMENTO
A cerimônia de lançamento contou com a presença de familiares do Escritor Homenageado, Edmundo Cardoso. Sua filha, Gilda agradeceu a lembrança e destacou que seu pai “cultivou o gosto pelas letras e a arte. Para ele, a escrita e a leitura passaram a ser coisas prazerosas e permanentes”. Cardoso foi diretor de teatro, ator, jornalista, escritor e um grande agitador cultural durante mais de 60 anos em Santa Maria.
Já o Professor Homenageado quando veio à cidade pela primeira vez , impressionou-se com a quantidade de pessoas nas ruas ao chegar aqui: “Quando voltei à Santa Maria, me tornei uma daquelas pessoas que andavam nas ruas da cidade, e fico muito feliz de estar aqui hoje, é uma coisa que eu não imaginava, que no meio daquela multidão eu seria lembrado e homenageado”. Escobar Nogueira é um grande incentivador da leitura entre os jovens e também escritor.
Os pais do Patrono Marcelo Canellas estiveram presentes à solenidade. Canellas enviou um vídeo e destacou: “Hoje não pude estar presente, porém dia 29 eu estarei na abertura da Feira do Livro e também nos demais compromissos”. O escritor e jornalista lembrou também que a praça Saldanha Marinho fica mais bonita e é preciso incentivar as crianças e os jovens à leitura. Canellas tem forte ligação com Santa Maria e, sempre que pode, participa da Feira do Livro.
Texto elaborado pelo acadêmico de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano Mateus Facco.
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTB 5498) bebsthefabs@hotmail.com