DOM ADERBAL CANTOU E O SOL BRILHOU NA TARDE DE DOMINGO NA PRAÇA
O galo cacarejou e as crianças gargalharam na tarde deste domingo, 7 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Quem passou pela Feira do Livro 2017, pode se divertir com a contação da história Acorda o Sol, Dom Aderbal!, apresentada pelo Saca Rolhas Teatro e Cia.
Durante o conto, a criançada torcia para que o pequeno Galo Dom Aderbal da Crista Roxa cantasse bem alto, a ponto de acordar o sol que não nascia há muito tempo. Os pequeninos ficaram espantados quando perceberam que se o galo não conseguisse acordar o sol, iria para a panela.
Diversas tentativas foram feitas para que o galo conseguisse cumprir com o seu dever, porém ninguém do vilarejo descobria o que faltava para tal. Entre tantas reuniões realizadas pela população para decidir o futuro de Dom Aderbal, um garotinho chamado Duda tentava dar sua opinião, mas por ele ser uma criança ninguém dava atenção ao pequeno. O galo estava indo para a panela, quando a professora deu atenção à Duda, que exclamou: “Dom Aderbal precisa de um megafone! Minha avó utiliza para falar com meu avô, que é surdo. Vai que o sol é surdo também!”. Cocoricó!!! E o galo cantou!!!
A pequena Mariana Freitas, de 6 anos, que assistia a contação, estava curiosa para saber o fim que teria Dom Aderbal. Ela ficou muito contente com a ideia de Duda, pois com o auxílio do megafone ele cantou bem alto e conseguiu acordar o sol, que brilhou ainda mais forte que o que está a brilhar em Santa Maria nesta tarde de domingo. “Eu estava torcendo para o galo cantar, por que eu não queria que ele fosse para a panela!”, exclamou a pequena.
Texto elaborado pela acadêmica Carolina Teixeira / Jornalismo – UNIFRA
Prof. Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)