sexta-feira, outubro 4, 2024
Feira do Livro 2024

Orquestra Sinfônica da UFSM homenageia escritores e escritora

Uma sinfonia de palavras e notas. Assim foi a tarde desta sexta-feira (5)  no estande da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na 51ª Feira do Livro, que homenageou escritores e escritoras deste ano. A celebração incluiu uma apresentação especial do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UFSM, composto pelos músicos Felipe Saldanha, Pablo Reis, Luísa Ramos e Lucas Schiewe.

A homenagem foi especialmente significativa para dois grandes nomes ligados à universidade e à cultura local: Amanda Scherer e Ênio Guerra, patronesse e professor homenageado da 51a edição. A professora Amanda Scherer, emocionada, expressou a gratidão pela homenagem. “Já faz um certo tempo que eu tenho recebido homenagens da UFSM, mas sempre é louvável e bom, principalmente quando estamos vivos ainda, porque normalmente as pessoas fazem homenagem quando a pessoa já morreu”, brinca a patronesse. 

João Batista (Tita) Sartor, maestro da Orquestra Sinfônica, destacou  o impacto do legado de Ênio Guerra, que já foi regente da mesma. “Ele contribuiu significativamente para que nossa orquestra se fortalecesse e se destacasse”, explicou Tita. Para ele, a participação na Feira é uma forma de evidenciar a interconexão entre música e literatura. “Trabalhamos com partituras, que também são livros, e é fundamental para nós, músicos, estarmos sempre em aprendizado, seja através de notas ou letras”, ressalta o maestro.

Felipe Saldanha, violinista da UFSM e membro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, viu a apresentação como uma chance de aproximar a música erudita do público da Feira. “A conexão entre música e literatura é fundamental, pois mostra como esses momentos culturais, muitas vezes vistos como inacessíveis, podem enriquecer a experiência da população santa-mariense”, afirmou Felipe.

Elisandra Rodrigues, estudante de Serviço Social, estava presente na plateia e ficou encantada com a apresentação. “Eu adoro música e achei linda a apresentação. Estou achando a Feira do Livro incrível, porque tem muita gente que gosta de teatro, de música, inclusive esse tipo de música, que é maravilhosa, e não tem acesso, e aqui todo mundo pode vir apreciar”, elogiou Elisandra. 

A homenagem não só celebrou o trabalho dos escritores e escritoras da UFSM, mas também ressaltou a importância da integração entre diferentes formas de expressão cultural. O evento destacou como a música e a literatura podem se unir para criar experiências enriquecedoras para a comunidade. A Feira do Livro de Santa Maria continua até este fim de semana, 7 de setembro, com diversas atrações culturais. Confira a programação.

 

Foto e Texto: Karoline Rosa – Jornalista (MTb  0021525/RS)

​​Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa – Assessoria 51ª Feira do Livro de SM