No Livro Livre, Bailei na Curva mostra a história que o Brasil não pode esquecer
O público lotou o Theatro Treze de Maio, nesta quarta-feira (27), para assistir Bailei na Curva, na programação do Livro Livre. Com argumento, roteiro e texto de Julio Conte, o espetáculo foi encenado pela primeira vez em 1983. São 42 anos em cartaz, mais de duas mil apresentações, incontáveis espectadores e diferentes gerações de atores.

Montagem mais duradoura do teatro gaúcho, Bailei na Curva mostra a trajetória de sete crianças, vizinhas na mesma rua, em abril de 1964, ano que mudou o curso da história devido ao golpe civil-militar que depôs o presidente João Goulart (Jango), dando início a uma ditadura que durou longos 21 anos.

Com leveza e humor, o texto de Conte explora a pureza e ingenuidade dos sete amigos para falar sobre um dos períodos mais sombrios na história do país. Ao longo da peça, os personagens enfrentam as transformações comuns que ocorrem no final da infância, início da adolescência e juventude, mostrando as consequências do Golpe Militar na vida adulta de cada um deles.

Texto leve que emociona
A comédia dramática escrita pelo psicanalista, diretor de teatro, ator e dramaturgo Julio Conte continua divertindo e emocionando gerações. Na plateia, a santa-mariense Lisiane Santos assistia a peça pela quarta vez. “É um texto que faz refletir. As músicas, as cenas projetadas, tudo funciona como um espelho do passado que nos faz um alerta para o presente”, afirmou.

Sensação semelhante foi relatada pela espectadora Ana Calil. Ao final do espetáculo, a bioquímica aposentada revela ter assistido Bailei na Curva mais de uma vez.
“A ditadura foi um terror, um período que marcou muitas vidas. Assisti a peça logo no início, na década de 1980, inclusive aqui em Santa Maria, no Clube Caixeiral. O texto me encanta porque Julio Conte usa do humor para deixar a história real mais leve”, explicou Ana.

Contribuição dos atores
A montagem apresentada na 52ª Feira do Livro de Santa Maria teve produção da Cômica Cultural – Escola e Produtora de Teatro, de Porto Alegre. O elenco atual conta com Ana Paula Schneider (interpretando Luciana), Camila Falcão (interpretando Ruth excepcionalmente no lugar de Laura Leão) Catharina Conte (Gabriela), Eduardo Mendonça(Torugo), Guilherme Barcelos (Pedro), Leonardo Barison (Caco), Manoela Wunderlich(Ana) e Saulo Aquino(Paulo).

Atuando em Bailei na Curva desde 2006, Leo Barison explica que o texto de Julio Conte não muda, mas ganha novas cores com a contribuição de cada ator que passa pelo elenco.

“O texto da peça é bem datado, mas ele vai enriquecendo com a colaboração do grupo. O espetáculo deu um tempo lá pela década de 1990, em 2000 voltou com força e em 2013 passou por uma reformulação. Mas o tema continua o mesmo. Cada ator que passa dá sua contribuição e pequenas improvisações ganham sentido”, concluiu Barison, com a experiência de quem defendeu Caco em mais de 150 apresentações.
Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

Próxima atração do Livro Livre
28 DE AGO | QUINTA-FEIRA
19h | SHOW: TUDO A SEU TEMPO – SANDRO CARTIER
O espetáculo Tudo a Seu Tempo marca uma nova fase na carreira de um artista gaúcho com mais de 30 anos de trajetória na música. Conhecido por sua atuação como percussionista, ele agora revisita suas origens como compositor, violonista e intérprete, reafirmando sua versatilidade e maturidade artística. Fruto de um processo criativo iniciado durante a pandemia, com o projeto Ao Redor do Meu Umbigo, o trabalho transforma o isolamento vivido naquele período em expressão musical carregada de emoção e intensidade. Com autenticidade, o artista retoma sua essência e apresenta um repertório autoral que transita entre lirismo e potência.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.