Noite do Patrono presta homenagens a Athos Miralha da Cunha, por sua obra e trajetória como escritor
A sétima noite do Livro Livre, durante a 52ª Feira do Livro de Santa Maria, prestou homenagens a Athos Ronaldo Miralha da Cunha, patrono desta edição.
Na sexta-feira (29), o Theatro Treze de Maio foi palco para apresentações de poesia e música, celebrando a trajetória e contribuição do escritor à cultura local. Na presença de amigos, familiares e parceiros de jornada, Athos Miralha recebeu carinho e reconhecimento.

Homenagens na Noite do Patrono
Um dos momentos mais especiais da Feira do Livro de Santa Maria é a Noite do Patrono. Natural de Santiago e santa-mariense de coração, Athos é engenheiro civil de formação e escritor por paixão. Aposentado da Caixa Econômica Federal, Athos é casado com Tania Maria Boucinha Viana, com quem tem dois filhos, Júlia e Lucas.
Da plateia, o patrono assistiu à apresentação do Grupo de Amigos do Patrono, formado por Ilberto Trentin (violão e baixo), Milton Sica e Nilton Magalhães (violões), Silvio Teixeira (acordeon) e Paulinho Reis (voz). Os músicos executaram canções premiadas em diferentes festivais, com letras escritas pelo patrono.

Músicas apresentadas
Com uma produção literária vasta, incluindo obras compostas por crônicas, poesias, contos e romances, Athos Miralha se dedica a enaltecer a força e diversidade da literatura gaúcha, inspirando leitores e escritores.
Entre as obras apresentadas na Noite do Patrono estão Raios de Luar (letra de Athos e melodia de Iberto Trentin), Último Trem na Estação de Santa Maria (poema declamado por Fabrício Vargas) e Retalhos (canção musicada por Milton Sica) e classificada para a 27ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (2020).

Obras premiadas em festivais
O grupo também executou a música Milonga para o Clarão da Lua (melodia de Silvio Teixeira), Três Marias em Nuvens de Chumbo, interpretada por Alinhe Linhares. Em 2020, a canção foi classificada para o 1º Festival Porteira da Poesia, na cidade Vacaria (RS). Artista conhecido do público local, Renato Mirail interpretou Um Grito na Rua e Mateando Sigo Solito.
Fechando a noite, Elmes Felipe Carvalho subiu ao palco para interpretar a poesia Última Payada. A cantora Paola Matos, acompanhada pelo músico Ericki Côrrea, interpretou Marias, letra do patrono com melodia de Ilberto Trentin.

Após, Ericki e Paola apresentaram A Pena, melodia de Fernando Graciola premiada no 3º Legado da Canção Gaúcha de Santo Ângelo (2023). Na ocasião, a música conquistou o 2º lugar, recebendo prêmios como Melhor Instrumentista, Melhor Intérprete e Melhor Letra.
Encerrando a noite de homenagens, Athos Miralha foi ao palco do Thetro Treze de Maio para, junto com amigos de toda uma vida, interpretar Longe dos Trilhos, classificada para a 29ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (2022) e vencedora como música mais popular nas fases local e geral.

Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)
Próxima atração do Livro Livre
30 DE AGO | SÁBADO
19h | BATE-PAPO COM JESSÉ SOUZA (SEDUFSM NA FEIRA)
Sociólogo, escritor e pesquisador brasileiro, Jessé é doutor em Sociologia pela Uni Heidelberg, Alemanha e pós-doutor em Filosofia e Psicanálise na New School for Social Reasearch, New York (EUA). Livre docência em sociologia Uni Flensburg, Alemanha. Tem mais de trinta livros publicados, dentre eles os bestsellers como A elite do atraso, Como o racismo criou o Brasil, O pobre de direita, A ralé brasileira e o Brasil dos Humilhados.
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.
Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.