Patrono Athos Miralha lança romance policial na Feira do Livro
O espaço de lançamentos da Feira do Livro de Santa Maria recebeu, na tarde de domingo (24), o patrono da 52ª edição, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, com sua nova obra ficcional Sherlock Holmes dos Pampas. O romance policial acompanha o investigador federal Santiago Sardinha durante a Operação Diamante, a qual investiga uma rede de corrupção envolvendo contrabando de pedras preciosas.

Ambientado nas cidades de Porto Alegre, Buenos Aires (Argentina) e São Paulo, o autor utiliza do contexto político do Brasil contemporâneo para criar a atmosfera ficcional do livro. O personagem principal foi criado no Rio Grande do Sul e é conhecido como Sherlock Holmes dos Pampas – por combater os principais articuladores do crime. No decorrer da história, Santiago acaba se envolvendo com a pessoa que é alvo de suas investigações: a encantadora Emmanuelle.
Na contracapa do livro está presente a crítica de Gisela Biacchi Emanuelli, que instiga o leitor a conhecer mais sobre a nova história do escritor: “Nesta obra há um Sherlock especial, provocativo, inusitado e divertido que tentará desvendar crimes, […] É uma viagem que envolve romance, fortuna, vinho, sangue e, surpreendentemente, muita graça.”
Com o lançamento da nova obra, a procura pelo nome do autor cresceu significativamente, impulsionando também as vendas de suas obras anteriores. Durante a sessão de autógrafos, na Praça Saldanha Marinho, o público teve a oportunidade de tirar fotos e receber autógrafos do escritor. Em destaque, a presença do homenageado da 52ª Feira do Livro, Juan Amoretti, que fez questão de prestigiar o evento – momento marcado pelo reconhecimento mútuo.
“O maior elogio que um escritor pode receber é ouvir de um leitor: comecei a ler seu livro e não parei mais. Isso é muito gratificante.” comenta Athos Miralha.
Nascido em Santiago (RS), Athos Ronaldo Miralha da Cunha é engenheiro civil e aposentado da Caixa Econômica Federal. Participou de diversas coletâneas de contos, crônicas e poesias, além de ter onze livros publicados. Recebeu diversos prêmios literários, incluindo três edições do Prêmio Felippe D’Oliveira. Para conhecer mais sobre o Patrono, acesse a aba Homenageados do site da Feira do Livro de Santa Maria ou visite o perfil @feiradolivrosm no Instagram.
Livro Livre – Noite do Patrono
Na próxima sexta-feira (29), às 19h, Athos Miralha da Cunha apresenta ao público um momento poético musical com a interpretação das suas poesias, em paralelo com a apresentação de músicas premiadas em diferentes festivais.
A atividade ocorre no Theatro Treze de Maio e os convites devem ser retirados no dia da apresentação, diretamente na bilheteria, na Praça Saldanha Marinho, s/n° (Centro).
A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver. Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM. O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Cristine Michelin (MTB 22.081)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)