sábado, setembro 6, 2025
Feira do Livro 2025Livro LivreNovidades

Vitor Ramil reencontra público da Feira do Livro e coloca a poesia de Paulo Leminski no palco

Casa cheia para um reencontro muito esperado. Após quase uma década, o público pode, novamente, ouvir poesias em forma de música na voz e violão de Vitor Ramil. Nesta quarta-feira (3), o artista voltou à Feira do Livro de Santa Maria. Desta vez, no Theatro Treze de Maio, o compositor de Estrela, Estrela encontrou a mesma acolhida que em 2016.

Vitor Ramil
Foto: Ronald Mendes

Naquela ocasião, a programação do Livro Livre acontecia na Praça Saldanha Marinho. Em uma noite fria de maio, o calor humano foi o combustível para a apresentação. Agora, no palco do Treze, Ramil encontrou o mesmo entusiasmo e pôde executar temas clássicos e novas canções, presentes no trabalho mais recente, Mantra Concreto (2024).

Vitor Ramil
Foto: Ronald Mendes

Nele, o compositor, letrista, cantor e escritor musicou poemas do curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Sobre o novo trabalho, Vitor explicou como aconteceu o processo para chegar à Mantra Concreto.

“No final da pandemia, sentei na sala de casa, o livro do Leminski estava por ali, abri, olhei um poema e tum fiz uma canção. No outro dia fiz outra e outra. E assim foram três semanas de composição, praticamente ininterruptas, resultando em 13 músicas”, conta Ramil, arrancando risos da plateia.

Vitor Ramil
Foto: Ronald Mendes

Trajetória musicando poemas

Paulo Leminski não é o único escritor que inspirou canções de Vitor Ramil. Ao longo da carreira, o pelotense produziu músicas a partir de poemas de Jorge Luis Borges, João da Cunha Vargas, Angélica Freitas, Fernando Pessoa, Joãozinho Gomes, António Bótto, Allen Ginsberg, Juca Ruivo, Arnaut Daniel e Emily Dickinson.

Com 12 discos gravados (sim, Vitor Ramil insiste em produzir álbuns físicos, apesar da tecnologia tenha dado espaço às músicas digitais), também fez parcerias importantes. Entre elas, Chico César, Jorge Drexler, Kleiton e Kledir, Zeca Baleiro e André Gomes.. Na trajetória do artista também há espaço para versões de canções de Bob Dylan e de Xöel Lopez.

Vitor Ramil
Foto: Ronald Mendes

Calor em noite de chuva

A interação com a plateia voltou a acontecer diversas vezes, durante a 1h30 de show. À vontade nesse reencontro com os fãs de Santa Maria, Vitor Ramil interagiu com crianças, contou histórias vividas ao longo da carreira, falou dos filhos e netos e comentou sobre a satisfação de tocar, mais uma vez, em Santa Maria.

A receptividade dos público na Feira do Livro, a hospitalidade dos santa-marienses e o calor transmitido durante o show motivam o autor de Foi no mês que vem a voltar.

“Agradeço por estar aqui, eu adoro tocar nesse teatro. Podem me chamar, tipo uma vez por mês, tá bom pra mim. Muito obrigado à Ruth (Pereyron, diretora do Theatro Treze de Maio), a toda equipe de produção, à organização da Feira do Livro e à vocês, por estarem aqui”, concluiu.

Vitor Ramil
Foto: Ronald Mendes

Texto: Ana Bittencourt (MTB 14.265)
Jornalista responsável: Liciane Brun (MTB 16.246)

Próxima atração do Livro Livre

04 DE SET | QUINTA-FEIRA
19h | MULHERES EM MOVIMENTO

Show de lançamento do EP de músicas autorais do projeto Mulheres em Movimento, protagonizado pelas cantoras Daiane Diniz, Gisele Guimarães, Paola Matos e Tiane Tambara. Direção: Mulheres em Movimento. Classificação: Livre.

 

A 52ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, contamos também com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com instituições fundamentais para o fortalecimento da cultura e da educação em nossa cidade: CESMA, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A produção cultural fica com as produtoras Denise Copetti Produções e da Plano Comunicação e Eventos. O incentivo cultural é oferecido por empresas que acreditam e investem na cultura local: AR2Z Construções e Incorporações, Rede Vivo, Simplimed, Construtora Rubin, Unimed Santa Maria e Clínica Viver.

Apoio da Gráfica Pallotti, Ellas Art’Decor, Santino Artisan Gelato, BANRISUL, Ciryla Refrigerantes, SEDUFSM e APUSM.
O patrocínio, por sua vez, é fruto da confiança de grandes empresas da nossa região: CORSAN, Arroz Rei Arthur, Grupo Felice e Santa Lúcia Distribuidora. O financiamento vem por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e do Sistema Pró-Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.