quarta-feira, maio 22, 2024
Feira Do Livro 2016TODAS EDIÇÕES

GELADEIRAS VERMELHAS INVADEM A PRAÇA

Quem passa pela praça já deve ter visto as duas geladeiras vermelhas, recheadas com livros. São as Refritecas instaladas pela CVI na Feira do Livro, com a ideia do sabor da leitura e a sede por conhecimento alimentando o mundo da imaginação. Uma das geladeiras está localizada ao lado do Espaço Cultural Infantil, enquanto a outra está ao lado das bancas da Praça de Alimentação.

A ideia surgiu em 2014, desenvolvida em uma ação  do Projeto Trajeto Cultural Sebo Café, na qual geladeiras cheias de livros foram instaladas em pontos da cidade, chamadas de geladeirotecas. A idealização do projeto foi feita por dois alunos da Unifra, Heitor Leal e Liziane Ferreira, do curso de Publicidade e Propaganda. A ideia da dupla era trabalhar com literatura, criando um projeto para incentivar a leitura na cidade, mas que também fosse capaz de atender a demanda de comunicação na empresa escolhida na época.

A princípio eles pensaram em colocar uma estante com livros, mas a sugestão de ser uma geladeira se mostrou mais viável. Houve curiosidade das pessoas com as geladeirotecas, que não entendiam o que seria uma geladeira colorida nas calçadas, se surpreendendo ao abrir as mesmas e  vê-las cheias de livros.

Para Leal, a continuidade da ideia é o mais legal de tudo.  Ver que o público santa-mariense continua utilizando as geladeirotecas. “Hoje eu percebo que algumas pessoas ainda param e levam coisas de dentro da geladeiroteca, vi isso naquela localizada no Calçadão, a que mais deu certo.”

Refriteca

ASSESSORIA DE IMPRENSA: UNIFRA
TEXTO: Acadêmico de Jornalismo Tiago Ferreira
FOTO: Lab. De Fot. E Memória / Roger Haeffner
Prof. Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTB 5498)