domingo, maio 19, 2024
Feira Do Livro 2016TODAS EDIÇÕES

É VEJA, MAS VALE A PENA LER!

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.Esta ideologia de Paulo Freire foi o que levou a Secretaria do Município de Educação a lançar  a segunda edição do VEJA, Valorizando a Educação de Jovens e Adultos, na tarde desta terça, 3 de maio.

O livro é um caderno pedagógico com trabalhos desenvolvidos por alunos e professores em salas de aula. A primeira edição foi publicada em 2008. Embora prática e eficiente, na opinião dos professores, havia a necessidade de atualização do material, tornando-o mais acessível a todos os públicos.

A Coordenadora Pedagógica da EJA em Santa Maria, Maria  Marques, destaca que houve uma mudança significativa nos alunos, os quais deixaram de ser apenas adultos na faixa de 30 anos. Segundo ela, os jovens que dividem a rotina entre trabalho e estudo e, adultos motivados pelas inovações tecnológicas, redes sociais e internet, são as maiores procuras.

A professora do EJA, Claudia Bassoaldo Ramos, ressalta que o caderno pedagógico é uma forma lúdica de apresentar o conteúdo. “Queremos proporcionar ao nosso aluno um conhecimento de sala de aula e prepará-lo para a vida”, avalia. Ela explica que e o manual é um a realização coletiva  que visa distinguir a evasão escolar.

O livro será distribuído as 12 escolas do Município que dispõem do serviço de Educação de Jovens e Adultos, EJA.

Caderno Pedagógico da EJA (3)

ASSESSORIA DE IMPRENSA – UNIFRA
Professor responsável- Carlos Alberto Badke (MTB 5498)
Texto- Acadêmico de jornalismo- Lorenzo Franchi
Foto- Laboratório de Fotografia e Memória- Diego Garlet