terça-feira, maio 28, 2024
Feira Do Livro 2017TODAS EDIÇÕES

OS LIVROS QUE MUDARAM VIDAS

Qual foi o livro que mudou a sua vida? Esse foi o tema do bate papo que rolou no inicio da noite dessa sexta, dia 5, no Livro Livre, com Escobar Nogueira e seus convidados. Irreverente  e bem humorado, Escobar lembra da forma singular como descobriu a leitura: ele estava em um rodeio crioulo no interior de sua cidade, e um ginete subiu ao palco para declamar um poema. Em seu primeiro passo como leitor queria chegar até aquele poema que falava sobre um cachorro, foi então que ganhou de um amigo de seu pai, o livro De fogão em fogão por Jayme Caetano Braun. Claro que não era aquele que ouviu no rodeio, mas foi através desse livro que sua paixão pela literatura começou. Escobar destaca  também  sua segunda experiência no mundo da leitura, que foi com a revista em quadrinhos Tex.

Entre os convidados presentes estavam professores, escritores e jornalistas, como Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, conhecido como Candinho.  O escritor contou que gostava de ver o dicionário, as diversas letras chamavam sua atenção. Entre revistas e jornais, foi alfabetizado por sua mãe e avó que adorava contar histórias. Foi quando ganhou o livro  Hollywood na versão de Monteiro Lobato e, a partir de então, se tornou um leitor voraz .

Já para o escritor Orlando Fonseca, a descoberta na literatura começou antes de saber ler. Aos 5 anos um tio emprestou uma coleção inteira de Monteiro Lobato e sua irmã lia todos para ele. Quando foi para e escola já sabia ler e descobriu a magia de interpretar um texto escrito, como aqueles de Lobato.

O escritor homenageado da Feira 2017 reuniu colegas para um bate-papo no Livro Livre.(Foto: Juliano Dutra/LABFEM-UNIFRA)
O escritor homenageado da Feira 2017 reuniu colegas para um bate-papo no Livro Livre.(Foto: Juliano Dutra/LABFEM-UNIFRA)

Texto elaborado pela acadêmica Luana Giacomelli / jornalismo- UNIFRA
Professor Responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)