domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2018

A KISS VISTA PELA MÍDIA

O público que passou pela Praça Saldanha Marinho, no final da tarde desta quinta-feira, 10 de maio, notou uma  aglomeração de pessoas na Praça dos Escritores, devido ao lançamento e sessão de autógrafos de nove obras literárias.

Entre os lançamentos,  destaque para os livros Midiatização da tragédia de Santa Maria: A Catástrofe Biopolítica – vol 1, organizado pela professora e jornalista Ada Cristina Machado da Silveira e  Midiatização da Tragédia de Santa Maria: A Construção de Relatos em Meio ao Caos – vol  2 – organizado também por Ada e Clarissa Schwartz. As obras buscam fazer uma reflexão sobre as circunstâncias que levaram ao incidente na Boate Kiss que vitimou 243 pessoas e deixou mais de 700 feridas, em 27 de janeiro de 2013.

Ada Cristina destaca que o processo de produção foi extenso. “Inicialmente, nós fizemos um e-book, que circulou no ano de 2014, com cerca de 30 autores sendo brasileiros e estrangeiros que haviam produzidos análises científicas sobre o acontecimento da tragédia”, comenta a organizadora.

O primeiro volume é composto por textos de 35 autores brasileiros e estrangeiros, que atuam juntos a cursos de Jornalismo e programas de Pós-Graduação. O segundo volume é constituído por entrevistas com 15 repórteres de Santa Maria, ou, que estavam ligados à cidade no dia da tragédia sobre o seu trabalho naquele momento.


Texto elaborado pela jornalista colaboradora Viviane Campos/ Egressa do Jornalismo UFN- Universidade Franciscana
Foto: Thayane Rodrigues/ Labfem-UFN
Professor responsável: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)