quinta-feira, maio 30, 2024
Feira Do Livro 2019TODAS EDIÇÕES

LITERATURA E CRIATIVIDADE NA OFICINA DE LETRAS MÁGICAS

A tarde desta terça-feira, 30, foi de muito aprendizado e troca de conhecimentos sobre literatura em mais uma oficina proporcionada na 46ª Edição Feira do Livro de Santa Maria. Cerca de 30 estudantes participaram da Oficina Letras Mágicas, ministrada pela escritora  Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília, Stella Maris Rezende.

Stella é autora de 40 obras literárias voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.  Sobre o seu processo de criação, a escritora enfatiza: “eu não planejo nada antecipadamente,vou brincando com as palavras, jogando frases e as personagens vão surgindo. Gosto de ser leitora o tempo todo”.

A escritora ainda afirma que aos poucos vai descobrindo sobre o que irá abordar em cada livro, uma vez que, não elabora roteiros. Durante todo progresso da oficina, ela desenvolve diversas atividades e dinâmicas para que os estudantes sintam-se sensibilizados pela linguagem.

A zootecnista Daniela Guerra, 41 anos, trouxe a filha Ana Clara Guerra Silveira, 13 anos, para participar da oficina. “A gente estava procurando alguma oficina legal e gostamos desta. Ela gosta bastante de ler e escrever, e aí quis vir na oficina. Eu acho muito importante todo incentivo a leitura e escrita porque só exercitando eles vão aprender a escrita em si”, comenta.

De acordo com Daniela, Ana Clara que é estudante do 8º ano do Colégio Militar de Santa Maria gosta de frequentar bibliotecas e pesquisar sobre livros desde pequena.

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ramos Castro também estiveram presentes na oficina. Conforme a professora Daniela Moraes, é de extrema importância trazer os estudantes para participar deste tipo de atividade, visto que eles têm poucas oportunidades.

“A gente procura aproveitar todas as oportunidades que surgem Estamos trabalhando bastante essa perspectiva de leitura e produção textual na escola”, ressalta a professora.

Por fim, a escritora destaca um trecho de seu livro Esses Livros Dentro da Gente: “quem quer escrever, escreve. Principalmente, se terminou de ler um livro maravilhoso. Um livro maravilhoso escreve outros livros dentro da gente. É preciso saber ler esses livros dentro da gente”.

DSC_0021

Texto elaborado pela Jornalista Viviane Campos (MTB/RS 19.230). Egressa Jornalismo- UFN

Foto: Denzel Valiente/ LABFEM-UFN

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)