domingo, maio 19, 2024
Feira do Livro 2020TODAS EDIÇÕES

ONLINE: Atendimentos de Saúde em tempos de pandemia

O atendimento de saúde será um dos destaques do domingo, dia 04, na 47ª Feira do Livro de Santa Maria. O lançamento das cartilhas “Fonoaudiologia em tempos de Covid-19: novo universo dos atendimentos de Saúde” e “Odontologia em tempos de Covid-19: novo universo dos atendimentos de Saúde” ocorre às 16h, através da página da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Facebook.

Lançamento - Imagem: Divulgação
Lançamento – Imagem: Divulgação

As duas obras fazem parte do Programa de Extensão da instituição de ensino, “Saúde em Conto”, projeto voltado à produção de material educativo, com temática voltada à saúde, para crianças. A equipe que elaborou os trabalhos é composta por alunos e professores dos cursos de Desenho Industrial, Fonoaudiologia e Odontologia da UFSM.

As iniciativas buscam mostrar para crianças e familiares as mudanças nas rotinas e nos equipamentos de proteção dos profissionais da saúde durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do “Saúde em Conto”, Mariana Marquezan, as informações auxiliam a combater o medo do desconhecido e a apresentar a nova realidade às crianças. “Ir a uma consulta médica, odontológica, fonoaudiológica gera ansiedade, pode gerar medo por não saber o que vai acontecer. Se elas já tiveram uma experiência prévia, vai ser diferente agora”, comenta a docente do curso de Odontologia.

Lançamento - Imagem: Divulgação
Lançamento – Imagem: Divulgação

As adaptações necessárias para os novos atendimentos em saúde são mostradas de forma lúdica. As histórias das cartilhas são desenvolvidas a partir do personagem Miguel, de 6 anos. Elas abordam as situações vivenciadas pelo menino antes e durante as consultas.

Conforme a coorientadora do projeto, Angela Ruviaro Busanello-Stella, os guias digitais serão encaminhados para os familiares das crianças que marcarem consultas na Clínica Integrada Infantil e no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF). “Vai ser tudo muito diferente quando voltarem os atendimentos. A ideia é prevenir, conscientizar, mas também aproximar eles dos profissionais diferentes que vão estar quando retornarem”, indica a professora do curso de Fonoaudiologia sobre o reinício dos atendimentos aos pacientes infantis.

Os guias já estão disponíveis no Manancial – Repositório Digital da Universidade: “Fonoaudiologia em tempos de covid-19” e “Odontologia em tempos de covid-19”

 

  • LANÇAMENTO: “Fonoaudiologia em tempos de Covid-19: novo universo dos atendimentos de Saúde”; “Odontologia em tempos de Covid-19: novo universo dos atendimentos de Saúde”;
  • DATA: domingo, dia 04;
  • HORÁRIO: 16h TRANSMISSÃO: facebook.com/preufsm;
  • AUTORIA: Angela Ruviaro Busanello-Stella, Aline Munekata Gonçalves, João Alberto de Almeida Gonçalves, Mariana da Silva Corrêa, Vitória Bertoncello Barboza e Mariana Marquezan;
  • Texto: Jornalista Letícia Sarturi (MTb 16365), especial para a Feira do Livro.