terça-feira, maio 28, 2024
Feira Do Livro 2022TODAS EDIÇÕES

ENCONTROS, DESENCONTROS E CONTOS EM PROSA E NA PRAÇA

Na quinta-feira, 05 de maio, foi lançado o livro “Todo Amor Vale um Conto”, e seus escritores estiveram presentes para o lançamento na Praça dos Escritores. A obra é de autoria do Clube do Café, que conta com diversos participantes, entre eles os autores do livro: Antônio Candido A. Ribeiro, Carlos Rangel, Francisco Ritter, Orlando Fonseca, Raul Maxwell, Tania Lopes e Vitor Biasoli.

O tema principal do livro é o amor e as paixões, com seus encontros e desencontros. Sobre isso, Tania conta que foi difícil escrever no começo: “Quando fui escrever, não me vinha nada sobre o assunto, principalmente por ser algo tão plural e aberto. No fim, não só acabei conseguindo escrever, como perdi a primeira versão, de 6 a 8 páginas, e tive que pensar de novo sobre”. Tania foi patronesse da Feira do Livro infantil em 2004.

Biasoli, que também tem experiência como patrono da feira, falou das visões do grupo e seu intuito na escrita da obra: “No geral meu entendimento é semelhante ao do grupo. Um intuito de algumas histórias é ligá-las com a cidade de Santa Maria. Inclusive um dos contos se passa em Roma, mas os personagens são daqui”.

Por ser um grupo que promove o encontro cultural, as referências são vastas. Fonseca explica a origem da turma de suas influências: “Fizemos um projeto pra ver quantos livros o grupo leria entre 2019 e 2020, acabou que nós lemos um total de 227 livros. Temos uma preocupação com a cultura da cidade, esse projeto, inclusive, visava incentivar a leitura.” Sobre o tema, ele adiciona: ”Nós nos reunimos faz 20 anos, tem casamentos nesse grupo que não duraram tanto tempo. Com visões diferentes e entendimentos diversos, nós continuamos nos reunindo e agregando referências e experiências uns aos outros”

Assessoria de imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana

Texto elaborado pelo acadêmico Ian Lopes

Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Foto: Júlia Buttignol– LabFem-UFN

Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria