MENINO GUERREIRO NO PALCO DO TREZE DE MAIO
Na tarde desta sexta-feira, dia 13 de maio, o Theatro Treze de Maio recebeu o espetáculo “Kiriku – A lenda do menino guerreiro”. A peça, que já existe desde 2015, é inspirada em uma lenda africana e em mitologias presentes no contexto afro-brasileiro.
O espetáculo conta a história na qual um recém-nascido que sabe falar, andar e correr se incumbe de salvar a aldeia de uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a fonte d’água e roubou todo o ouro das mulheres. Ao final, o menino que guerreia sem armas, desvenda o mistério da feiticeira de uma forma inesperada.
Esta peça faz parte do projeto “Lendas Africanas nas Escolas”, que percorre pelo interior do Rio Grande do Sul. A atriz Karina Maia, 38 anos, entrou no elenco em 2018 e diz ter sido muito gratificante participar do espetáculo: “Por trazer uma proposta nova para as crianças que geralmente a gente não vê, normalmente são aquelas histórias totalmente fora da realidade e com um olhar de príncipe e princesa, mas essa traz mais a ancestralidade e a matriz afro-brasileira”.
A colega de elenco de Karina, Tatiana Vinadé, 44 anos, fala sobre a experiência e como é grata por participar do grupo desde 2015: “sempre é um aprendizado, sempre digo isso por pessoal. Há sete anos que faço o mesmo personagem. Eu faço um dos guardiões e a coruja, então cada vez é uma nova perspectiva e também vai se aperfeiçoando o personagem e aprimorando ele”.
Assessoria de imprensa: acadêmicos de Jornalismo da Universidade Franciscana
Texto elaborado pelo acadêmico Luiz Paulo Favarin
Professor responsável: Jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Patrício de Freitas -UFN
Jornalista responsável: Letícia Sarturi (MTb 16.365) – Feira do Livro de Santa Maria