sábado, setembro 7, 2024
Feira do Livro 2024

Feira Fora da Feira explora a leitura através do lúdico

Na última semana de atividades, a Feira Fora da Feira continua a fomentar a literatura entre jovens da rede pública de ensino por meio da “Intervenções e Leituras”. Nesta quarta-feira (12), a iniciativa percorreu as salas de aula da EEEM Dom Antonio Reis e da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro com atividades cênicas e contação de histórias. A ação integra a primeira fase da 51ª Feira do Livro de Santa Maria.

Uma das principais características da “Intervenções e Leituras” é a diversidade de expressões lúdicas utilizadas para transmitir narrativas e fomentar a leitura. Pela manhã, Jean Mendes e Rafaella Ferrão, da Vintage Dance Studio, instigaram os estudantes da Dom Antonio Reis a participar da interpretação de “Alice no País das Maravilhas”.

Rafaella Ferrão interpretou Alice enquanto Jean Mendes atuou como o Chapeleiro Louco

Cada turma visitada teve alunos transformados em Rainha de Copas, Coelho Branco e outros personagens do clássico literário. Os profissionais levaram acessórios para caracterização, além de utilizarem outros recursos em cena, como um bambolê para reproduzir a passagem de Alice e do Coelho na toca rumo ao País das Maravilhas.

A gente coloca no visual toda a essência, aquilo que é estimulado na criatividade quando a gente lê. Então a gente traz essa imagem para perto deles. Há filmes do Alice no País das Maravilhas que trazem essa imagem, mas justamente a leitura estimula  essa criatividade, de pensar, de imaginar”, comenta Jean, que estava caracterizado como Chapeleiro Louco.

O envolvimento do público com a história também foi o foco da atividade realizada pelo Grupo Contra-Regras de Teatro. Através da palhaçaria, os atores Pedro Diana (Palhaço Tico-Tico) e Natália de Souza (Palhaça Chefinha)  fizeram a leitura da obra “Você Troca?”, de Eva Furnari, às crianças da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro. A proposta fez os participantes se divertirem com trocas exóticas e que usavam trocadilhos como: “Você troca um canguru de pijama por um urubu na cama?”.

De acordo com Pedro, o principal da intervenção é trazer a brincadeira para dentro da leitura. Uma estratégia que impactou o público, que retribuiu com sorrisos e olhares curiosos. “Levar (a iniciativa) para essas escolas mostra que é muito necessário. A gente entra na sala de aula e é tão bem recepcionado. As crianças almejam por esse tipo de interação. Só uma história já faz o dia, muda a energia dos alunos”, explica Natália.

Palhaço Tico-Tico e Palhaça Chefinha levaram leitura e diversão aos estudantes

NOVA DATA

Devido aos danos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul durante o mês de maio, a data da Feira foi alterada e ela ocorre em dois momentos. O primeiro, chamado a Feira Fora da Feira, é desenvolvida desde 24 de maio e traz diversas ações descentralizadas pelo município. Elas já envolveram leituras nas escolas, contações de histórias, visitas de escritores e atividades no LabCriativo e EduTech, no Mercado da Vila Belga.

Já as bancas de livreiros e a programação cultural retornam à Praça Saldanha Marinho na segunda etapa da Feira: de 23 de agosto a 07 de setembro. Na ocasião, o público contará com bate-papos literários e apresentações musicais do Livro Livre e espetáculos infantis no Theatro Treze de Maio.

A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; Cesma; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O patrocínio é da Corsan, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Texto: Letícia Sarturi (MTB 16.365) – BAH! Comunicação Criativa