segunda-feira, setembro 16, 2024
Feira do Livro 2024

Na segunda noite do Conecta Distrito, público assiste palestra de Ana Carla Fonseca

Na segunda noite do Conecta Distrito, o público de cerca de 100 pessoas pôde assistir a palestra de Ana Carla Fonseca. A diretora da Garimpo de Soluções, que abordou o tema “Desenvolvimento Territorial”, interagiu com a plateia no LabCriativo (Mercado da Vila Belga) na noite da quarta-feira (21). A iniciativa faz parte do Conecta Distrito, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, e que integra o Mês da Cultura e a Feira Fora da Feira, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre desta sexta-feira (23) a 7 de setembro, na Praça Saldanha Marinho.

Na palestra, de aproximadamente 1h30min, Ana Carla Fonseca iniciou a fala apresentando a Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial. A diretora é considerada uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, conforme o jornal El País. Ana Carla é nascida em São Paulo, é administradora pública e economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo.

Dentro do tema Desenvolvimento Territorial – um processo coletivo, afetivo e efetivo, Ana Carla enfatizou que o território envolve relações e vínculos afetivos que fazem parte do processo de transformação dos espaços de uma cidade. Outro destaque foi o urbanismo, conhecido também por mapas mentais dos locais onde uma pessoa está ou já passou, a representação através do comércio, escolas, clubes, o desenvolvimento dos bairros, por exemplo. Já os mapas afetivos de cada pessoa são formados de momentos como o batizado do filho de um amigo, atividades culturais, esportivas, eventos, gastronomia entre tantas outras socializações.

A diretora da Garimpo de Soluções abordou o tema “Desenvolvimento Territorial”

 

Como maneira de projetar o desenvolvimento de territórios, sejam eles no próprio Município ou numa região com potenciais turísticos e culturais, Ana Carla, pontuou algumas sugestões às instituições e também ao Poder Público como: dar voz a quem está no território, ouvir sugestões e ideias das pessoas; mapear na cidade quem são os potenciais empreendedores criativos e inspiradores que os moradores ou turistas vão gostar de encontrar. Como forma de estimular a prática do sonhar, ela mostrou uma ideia sobre um jogo educativo do empreendedorismo criativo, com nomes de cidade e ícones e símbolos que representam cada local como animais, imagens religiosas e a flora.

“Aqui em Santa Maria, o Distrito Criativo Centro-Gare é grande potencial que deu certo e vai continuar crescendo, pois já tem diversas qualidades como resiliência, excelência, ousadia, vontade, sorrisos, diversidade. A cidade possui milhares de universitários, é conhecida no Estado e no país. Com isso, o Poder Público e as instituições conseguem se posicionar a partir do Distrito Criativo trazendo a economia, o empreendedorismo, o turismo e o resgate cultural para esta região do Centro. Com planejamento e sensibilização das pessoas com ideias criativas que possam gerar renda, muda um grupo de pessoas, muda a sociedade e atrai ainda mais investimento. Torço sempre que processos tão potentes como o Distrito Criativo tenham continuidade”, destacou Ana Carla.

Ao final, o espaço foi aberto para perguntas e também compartilhamento de experiências do público.

 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) – Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos: Ronald Mendes